[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com a função de valorizar a imagem institucional, aliando criatividade e identidade visual nas peças criadas para a administração municipal, a Diretoria de Marketing e Multimeios da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom), dentre suas diversas atribuições, é a responsável pela criação artística que pode ser vista em diversas iniciativas desenvolvidas pela administração municipal.

De acordo com o secretário de Comunicação, Carlos Cauê, tudo é produzido para atender às necessidades específicas das várias secretarias e órgãos da Prefeitura, dentro de uma estratégia maior que norteia toda a comunicação do município. “A comunicação é hoje um elemento fundamental em qualquer organização ou instituição. O marketing, que abrange também essa atividade de criação, é uma ferramenta importante, dando suporte ao planejamento e execução de várias atividades”, define.

Ainda segundo o secretário, uma das principais características que justificam a atuação desse setor é a agilidade na produção de pequenos trabalhos e peças feitas sob medida para atender objetivos definidos. É o caso de outdoors, cartazes, folders, cartões, banners, dentre diversos outros produtos cuja criação é feita diariamente na própria Secom. “A grande vantagem é que podemos contar com a agilidade para esses trabalhos do dia-a-dia. Nas grandes campanhas, fazemos parcerias com as agências de publicidade”, explica Carlos Cauê, ao salientar o ganho de tempo e redução de custos que isto representa.

Criação

O processo de criação é baseado em um briefing enviado pelos variados órgãos municipais, ou seja, são expostas as necessidades que se têm e daí inicia-se o processo de elaboração das peças, a exemplo dos diversos eventos realizados pela PMA, onde o material de divulgação, em sua grande maioria, é todo produzido pela equipe da Secom.

Segundo a diretora de Marketing e Multimeios, Eloísa Galdino, essas atividades integram o amplo espectro de atuação do setor, dentro da perspectiva de tornar coesa a parte publicitária da comunicação da Prefeitura de Aracaju. “A Diretoria de Marketing implementou pela primeira vez em um órgão público em Sergipe a idéia de uma house agency, uma agência interna e exclusiva para atendimento às próprias necessidades”, afirma.

Eloísa Galdino complementa explicando que toda a sistemática de trabalho é uma política integrada e centralizada ao órgão gestor, que é a Secom, recebendo as demandas de todas as secretarias e “filtrando” o que tem dimensão de ser trabalhado por agências de publicidade e o que pode ser feito a partir do talento dos profissionais do quadro.

“A partir de então, utilizando os princípios que norteiam a comunicação, do ponto de vista dos elementos gráficos e da linguagem, inicia-se a produção cujo objetivo é fortalecer a identidade visual e tornar coesa a produção publicitária da prefeitura”, define Eloísa Galdino.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.