Credpovo dispõe de financiamentos para variados setores econômicos
Os financiamentos são diversificados, atendendo desde vendedores de picolé a aquisição de equipamentos para micro, pequenas e médias empresas, passando pelo financiamento de material de construção ao crédito facilitado para funcionários públicos municipais. Todos esses serviços são contemplados no âmbito do Credpovo, através da intermediação da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) junto às instituições financeiras parceiras (Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal).
O coordenador do Credpovo, Jorge Lobo, destaca, além dos juros baixos, outro diferencial para quem procura o programa. “Os clientes que são encaminhados pela Fundat têm prioridade no atendimento nas agências bancárias, pois nossos funcionários procuram facilitar até mesmo a questão de documentação necessária, organização do cadastro e elaboração do projeto, agilizando as informações para o banco”, informou.
Qualquer pessoa que desenvolva uma atividade produtiva, com conhecimento para gerir essa atividade ainda que esteja iniciando no ramo, pode ter acesso ao crédito. É necessário somente, para o setor informal além da documentação pessoal (RG, CPF e comprovante residencial) não possuir restrição cadastral. E para o setor formal é preciso toda a documentação da empresa e também dos sócios.
Com esses dados em mãos, basta o interessado comparecer a sede da Fundat, na Rua Pacatuba, n° 104, como fez o micro-empresário da área de informática Walter Santana de Souza. “Eu já procurei vários bancos e no Banco do Nordeste fui orientado a procurar a Fundat, pois estou tentando um empréstimo para montar um Cyber Café”, contou o empresário, que atua no ramo há dez anos.
Como um adicional ao financiamento das propostas aprovadas é preciso que os clientes passem por um curso básico de noções de empreendedorismo, que é fornecido pela Fundat. “Essa é uma pré-condição para que as pessoas tomem o empréstimo, fazerem o curso antes de iniciar as atividades mesmo aqueles que já possuem experiência, esses podem passar seu conhecimento para os demais”, explicou o coordenador Jorge Lobo.
Resultados
Ainda de acordo com o coordenador, nos quase três anos de funcionamento do Credpovo, um total de 16.770 propostas foram concretizadas, em quase 25 mil atendimentos. Os empréstimos liberados correspondem a mais de R$ 9,6 milhões e foram responsáveis pela geração de 17.328 empregos diretos.
“Uma prefeitura conter em seu bojo de atendimento à população serviços de instituições como Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal é algo inédito em praticamente quase todo o Brasil. A Fundat consegue intermediar esses atendimentos e, por isso, diversas cidades nos ligam procurando saber como ele funciona”, relatou Lobo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Credpovo dispõe de financiamentos para variados setores econômicos – Fotos: Wellington Barreto