[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com seis meses de funcionamento, a creche da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) José Garcez Vieira já pode se orgulhar de ter se transformado em uma unidade modelo da rede de educação. Localizada no bairro Siqueira Campos, a creche atende hoje 76 crianças de zero a três anos, mas já para a matrícula do próximo ano deve ampliar esse número, tal a procura da comunidade pelos serviços de qualidade desenvolvidos na instituição.

De acordo com a coordenadora geral Maria Vilma Freitas Feitosa, hoje já há inclusive lista de espera. “Temos 52 crianças esperando uma vaga. Quando um dos atuais alunos deixa de freqüentar a creche por algum motivo, como a mudança dos pais para um bairro distante, preenchemos a vaga com uma dessas crianças da lista, obedecendo critérios como idade e número de inscrição”, informa.

Vilma avisa que a creche – uma solicitação da própria comunidade através das plenárias do Orçamento Participativo – tem hoje cinco salas, chamadas de berçários, com média de 14 alunos cada, número considerado o ideal para o trabalho das educadoras assistentes. Funcionando o dia todo, das 6h30 às 18 horas, a creche oferece três refeições diárias e mais os lanches nos intervalos. A garotada pode dormir ainda em berços personalizados e receber toda atenção e carinho com alimentação balanceada em horários regulares, roupas, fraldas descartáveis e mamadeiras. Além disso, o espaço conta com parque infantil, fraldário, lavanderia com máquinas de lavar, refeitório, cadeiras, quadros e geladeira.

“Devido a esta estrutura, a procura é cada vez maior pelos pais. Eles sabem que, enquanto estiveram no trabalho, seus filhos estarão seguros, serão bem cuidados e educados. Por isso mesmo, em dezembro, quando fizermos o remanejamento das turmas, deveremos abrir mais vagas para atender esta demanda”, explica Vilma.

Maria Betânia é uma das educadoras assistentes da José Garcez Vieira. Ela desenvolve o trabalho no berçário que tem crianças de seis meses a dois anos de idade. Betânia explica que seu papel é de iniciar junto à turminha a divulgação das cores, dos números, das partes do corpo. “Usamos muita figura e músicas, de acordo com o nível pedagógico deles”, diz. “Isso sem falar na tarefa de dar banho nas crianças, trocar suas roupas, alimentá-las e colocá-las para dormir”, completa, enquanto cuida da pequena Rawana, de apenas dez meses, a criança mais nova da creche.

Em outro berçário, de crianças entre dois e dois anos e meio, a educadora assistente Marileide de Jesus Souza já introduz entre a criançada a contagem dos números de um a cinco e as vogais do alfabeto. “Usamos muitas brincadeiras para ajudá-las também na coordenação motora”, informa.

No último berçário antes das crianças chegarem à pré-escola, a educadora assistente Edna Gomes já trabalha atividades pedagógicas envolvendo a música e a dança, por exemplo. “Aqui eles já fazem a leitura visual de nomes e cores. As crianças já contam de um a dez e desenvolvem habilidade motora com trabalhos com sucata e tampinhas”, observa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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