[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Companhia de Policiamento Turístico (CPTur) adotou estratégias nos últimos meses para melhorar o policiamento no período junino. Um adesivo para os carros da Companhia, com o número de telefone celular exclusivo para cada veículo, foi criado. Além disso, foram confeccionados cartões de visitas com todos os números da companhia, posteriormente distribuídos em hotéis, pousadas, restaurantes e locais estratégicos.

O resultado deste trabalho de aproximação com a comunidade levou os policiais da unidade a realizar, nos três primeiros meses do ano, 72 prisões e conduções para a delegacia, apreensão de duas armas de fogo e cinco armas brancas, além da recuperação de cinco veículos, sendo quatro motocicletas. Foram feitas 263 abordagens a táxis, 383 a motocicletas, 429 a veículos particulares, 250 a estabelecimentos comerciais e 631 a bicicletas.

A turista carioca Elizabete Coelho, que está em Aracaju desde o fim de maio, destacou que de todas as nove capitais do Nordeste, Aracaju é aquela na qual ela se sente mais segura para realizar as caminhadas matinais e ainda conhecer os pontos turísticos da cidade. "Aracaju foi uma grata surpresa e espero que essa sensação de segurança seja contínua", comentou.

Opinião parecida tem Cássio Campos, recepcionista de um dos hotéis da Orla da Atalaia. Ele disse que a renovação do policiamento turístico, somado ao pleno funcionamento da Delegacia de Turismo, que fica na Orla, garante maior tranqüilidade aos clientes do hotel onde trabalha. "Não tenho recebido queixas dos turistas que chegam por aqui", analisou o recepcionista.

Prevenção

De acordo com capitão Gilberto Melo, comandante da CPTur, a região dos bairros Atalaia e Coroa do Meio tem um grande número de bicicletas circulando diariamente. Segundo o oficial, o elevado número de abordagens nesse tipo de veículo se justifica pelo número de roubos de bicicletas e pelo fato de marginais as usarem como meio de transporte para praticar assaltos.

O oficial recorda que o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Segurança Pública (SSP), disponibilizou cinco viaturas para a CPTur no início deste ano. "O aumento no número de viaturas fez com que elaborássemos um planejamento de segurança que atendesse a todos os bairros sob nossa responsabilidade". 

A CPTur atua no bairro Atalaia e em todo o percurso da Orla, além do bairro Coroa do Meio e parte do Mosqueiro e da Aruana. A unidade também tem um posto de atendimento ao turista em frente à Delegacia de Turismo e um posto de atendimento no Aeroporto de Aracaju. A companhia inovou no início de 2007 ao fundar o único pelotão de patrulhamento ciclístico da polícia de Sergipe.

Relatório

O relatório com as estatísticas do policiamento turístico do primeiro trimestre de 2007 mostra que o trabalho vem surtindo efeito positivo e revela dados importantes para a definição de novas estratégias de segurança. No primeiro trimestre, os 90 policiais da unidade atenderam a 590 ocorrências, sendo, 214 em janeiro, 168 em fevereiro e 208 no mês de março. Para combater esses delitos, foi iniciado um trabalho de aproximação com a comunidade no intuito de facilitar as ações dos policiais.

As ocorrências mais comuns atendidas pela CPTur, na média dos três primeiros meses do ano, são agressão e vias de fato (35,30%), perturbação do sossego (24,54%), roubo (13,12%) e violação de domicílio (12,44%). Segundo o capitão Gilberto Melo, os crimes registrados são os mais comuns daquela região da cidade. A explicação, segundo ele, é o grande número de bares, restaurantes, hotéis e pousadas na região.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.