Cortejos no Centro de Aracaju exaltam cultura junina
Com a proposta de levar a cultura junina dos municípios sergipanos para a rua, o Instituto Banese, numa promoção do Museu da Gente Sergipana, irá promover cortejos no Centro de Aracaju com a participação de grupos culturais de diferentes cidades. O primeiro deles acontecerá nesta quinta-feira, 13, às 9h, e será conduzido pelo Samba de Pareia Juvenil e Batalhão Tradição, da cidade de Laranjeiras.
O cortejo faz parte da programação do ‘São João da Gente Sergipana’, idealizada pelo Instituto Banese para celebrar as festas juninas. Em sua primeira edição, nesta quinta-feira, ele sairá do Mercado Tales Ferraz e percorrerá o Calçadão da João Pessoa, com destino ao Museu da Gente Sergipana, onde os grupos saudarão os visitantes e conhecerão as instalações interativas e as novas tecnologias do museu.
Segundo o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, um museu que leva o nome da gente sergipana não poderia deixar passar em branco uma festa tão popular, que mobiliza o povo sergipano de forma tão marcante. “Estamos buscando trazer a ‘cultura viva para’ o museu, e também ampliar o nosso público, levando o Museu para a rua junto com a cultura dos municípios, pois queremos que todo o povo sergipano desfrute deste grandioso equipamento cultural”, afirmou Rangel.
O secretário de cultura de Laranjeiras, Irineu Fontes, exalta a iniciativa do Instituto. “As apresentações dos grupos culturais possibilitam a interação de quem faz cultura com sua história, através das visitas às instalações do museu. E Laranjeiras, como a capital da cultura sergipana, não poderia ficar de fora de um projeto que incentiva a cultura popular,” disse o secretário.
Outras edições
O Museu da Gente Sergipana em Cortejo terá ainda mais duas edições, com a participação de grupos culturais de Estância, no dia 20, e de Barra dos Coqueiros, no dia 27. Em todos os dias, a saída está prevista para as 9h, com o mesmo trajeto do primeiro cortejo. O ‘São João da Gente Sergipana’ é uma realização do Instituto Banese, promoção do Museu da Gente Sergipana, com apoio cultural do Café Gente e Prefeituras Municipais de Laranjeiras, Estância, Barra dos Coqueiros e Tobias Barreto.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Cortejos no Centro de Aracaju exaltam cultura junina – O Museu da Gente Sergipana está decorado para o São João / Foto: Nucom/Instituto Banese