Cortejo Casamenteiro do Colégio Atheneu percorre ruas do Centro
O Colégio Estadual Atheneu Sergipense realizou nesta quarta-feira, 27, um Cortejo Casamenteiro que percorreu as principais ruas do Centro de Aracaju. O evento fez parte da 4ª Gincana Junina e reuniu mais de 300 alunos do Ensino Médio distribuídos em 36 carroças. Para o diretor do Colégio, Milton Francisco Pinto, a iniciativa é importante para valorizar a cultura do Estado. "Essa gincana tem um significado cultural muito grande. Através dessas atividades estamos valorizando os festejos juninos e mostrando a sua importância aos alunos", disse.
A 4ª Gincana Junina tem como objetivo valorizar os festejos juninos, mostrando aos alunos a importância histórica das tradições culturais demonstradas através das danças, comidas típicas e folguedos. "Através da Gincana, também trabalhamos com a parte pedagógica, com a realização de tarefas que estimulam o aprendizado dos alunos", ressaltou Milton Pinto.
Para os estudantes Alexandre Oliveira, 2º ano, e Juliana Silva, 1º ano, selecionados para Rei e Rainha do Milho por uma das equipes, o Cortejo Casamenteiro, além de preservar as manifestações culturais, é uma forma de unir os alunos. "Estamos aqui interagindo com outros colegas. Fazendo novas amizades e conhecendo um pouco mais sobre cada um deles", falou Alexandre. "É um momento de diversão onde também podemos conhecer mais sobre os festejos juninos", acrescentou Juliana.
O professor Ítalo Correia, um dos organizados da Gincana, ressaltou a importância pedagógica e cultural do evento. "Com a gincana esperamos também estimular a criatividade e os dons artísticos dos alunos e professores, além de promover a integração entre comunidade e os diversos segmentos ligados à escola". Durante o período da tarde, os alunos irão participar de diversas atividades envolvendo trabalhos filantrópicos, educativos, recreativos e culturais.
No período de realização da Gincana, o Colégio também promoveu palestras, sendo a primeira com o sargento Walney Weig Santos do Corpo de Bombeiros, que falou sobre os cuidados com os fogos de artifício. A outra palestra foi com o coordenador do Programa de Redução de Danos da Secretaria Municipal de Saúde, Wagner Mendonça, que abordou sobre os riscos da droga para a saúde.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Cortejo Casamenteiro do Colégio Atheneu percorre ruas do Centro – Foto: Juarez Silveira/Educação