Corpo de Bombeiros realiza eventos para comemorar aniversário
O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe promove até sexta-feira, 5, atividades para comemorar os 87 anos do aniversário da corporação. Nesta quarta-feira, 3, as comemorações foram realizadas na praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, com uma demonstração técnico-profissional de salvamento em altura, através de técnicas como o rapel, tirolesa e atendimento pré-hospitalar.
Para realizar o treinamento em altura, os bombeiros utilizaram um caminhão com uma escada mecânica, conhecida como ‘magirus’, de 37 metros de altura, equivalente a um prédio de 12 andares. O treinamento atraiu a atenção de funcionários dos prédios públicos e das pessoas que passavam pelo local.
De acordo com o tenente Fernando de Argollo Nobre, as técnicas de treinamento em altura buscam habilitar o bombeiro para o resgate de vítimas e também levam em conta o controle do medo e o rápido raciocínio no manuseio dos diversos equipamentos para o salvamento de pessoas feridas ou em pânico.
O público também conheceu como funciona o atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros. Segundo o subtenente Valter Alves, o atendimento pré-hospitalar realizado pelo Corpo de Bombeiros sofre algumas restrições do Ministério da Saúde. "O bombeiro utiliza todas as técnicas necessárias para fazer o resgate com segurança e no menor tempo possível. Além disso, os bombeiros não aplicam injeções para aliviar as dores de uma vítima, pois é um trabalho de técnicos da área de saúde", explicou.
Conforme o subtenente, ao chegar a uma ocorrência que tenha muitas vítimas, a primeira providência é separá-las por cores. "A vítima com colete de cor vermelha exige transporte rápido, a de cor amarela pode aguardar e quem estiver com a cor verde não necessita de transporte, geralmente estão transtornadas psicologicamente. Por último ve a cor preta, que pode ser óbito ou parada cardíaca".
Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Moura, comemorar 87 anos de vida representa a consolidação da presença da Corporação no dia-a-dia da sociedade sergipana. Na próxima sexta-feira, 5, às 18h, na Orla de Atalaia, o Corpo de Bombeiros realiza uma formatura geral com o efetivo da corporação para encerrar as atividades alusivas ao aniversário da instituição. Na oportunidade, serão demonstrados à população carros, equipamentos e novos treinamentos, inclusive com fogo.
História
O Corpo de Bombeiros de Sergipe nasceu em 1920 com um grande incêndio na loja da Casa Celeste, em Aracaju. Na época, as chamas foram apagadas por policiais militares após horas de trabalho. Desse acontecimento, surgiu a necessidade de criação de uma instituição, especializada no combate a incêndios. Os policiais que debelaram as chamas ficaram conhecidos, inicialmente, como ‘sapadores’. Tempos depois, foi implantado no Estado a Seção de Sapadores Bombeiros, o embrião do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de Sergipe.
O Corpo de Bombeiros de Sergipe ficou ligado à Polícia Militar até o fim dos anos 90, quando foi desvinculado. A Corporação tem mais de 500 militares. Na atual gestão do Governo do Estado, os bombeiros ganharão novas unidades em Lagarto e na região norte de Sergipe até o fim do ano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Corpo de Bombeiros realiza eventos para comemorar aniversário – Foto: Reinaldo Gasparoni/SSP