[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quinta feira, 21, a Coordenadoria Especial de Juventude do Governo de Sergipe, vinculada à Secretaria de Estado da Casa Civil, realizou o Seminário de Orientação para Parlamentares Jovens, evento que reuniu diversos segmentos dos poderes executivo, legislativo e sociedade civil do estado de Sergipe.

O objetivo do Seminário foi reunir os parlamentares dos municípios sergipanos para contribuírem com o desenvolvimento da identidade e da autonomia das Políticas Públicas de Juventude – PPJ’s, articuladas com o conjunto das demais políticas públicas do Governo do Estado, que contemplam a juventude por meio das diversas secretarias e órgãos que compõem a estrutura governamental, visando a construção de uma ação transversal e integrada.

Presente no evento, a deputada estadual, Conceição Vieira, ressaltou a importância do Governo de Sergipe realizar um evento como o Seminário, afirmando que eventos dessa natureza fortalecem a política de inter-relação do Governo com os demais poderes. “Essa preocupação do Governo do Estado fortalece a Coordenadoria Especial de Juventude e é muito importante para consolidar a relação com os jovens legisladores no sentido de robustecer as Políticas Públicas de Juventude, a exemplo dos programas de primeiro emprego, das políticas de garantia da escolaridade, de acesso à cultura e lazer, e por fim de facilitar o acesso aos recursos do Governo Federal destinados a essas políticas, está de parabéns o Governo do Estado e a Coordenadoria de Juventude pela iniciativa”, concluiu a deputada.

A secretária nacional de Juventude da Presidência da República, Severine Macedo, destacou como exemplar a iniciativa do Governo de Sergipe na realização do Seminário para os jovens legisladores. “A política de juventude não depende de um setor especificamente, depende do envolvimento e integração das políticas universais com as políticas específicas. Discutir políticas de juventude é transversalizar a pauta com vários atores, ou seja, não depende só do legislativo ou do executivo, depende de uma frente de articulação política formada por parlamento, executivo e sociedade civil e é isso que o Governo de Sergipe está proporcionando aqui”, frisou Macedo.

Para o presidente da Câmara de Vereadores da cidade de Amparo do São Francisco, Helder Vieira, o seminário foi uma excelente oportunidade de troca de informações e conhecimento sobre as políticas de juventude e também sobre os exemplos dos outros municípios. “Estamos aqui, não só aprendendo mais sobre as políticas de juventude, mas também trocando experiências sobre a execução destas políticas nos municípios sergipanos”, avaliou o parlamentar.

O Seminário aconteceu no Ginásio do SESI, durante todo o dia de ontem, 21, e após o credenciamento houve uma mesa redonda com o deputado Federal, Márcio Macedo, o subsecretário de Articulação Política do Governo de Sergipe, Francisco dos Santos, a deputada Estadual, Conceição Vieira, a secretária nacional de Juventude da Presidência da República, Severine Macedo, a superintendente de Juventude do Governo de Alagoas, Ana Maria da Silva e o coordenador especial de Políticas para a Juventude, Fredson Santana. A atividade da tarde foi a realização da oficina: Construindo com Novos Olhares, Novos Horizontes e Novas leis, cujo palestrante, Lucas Rios, advogado e assessor da Câmara Federal , explicou as mudanças nas leis orgânicas e orientou os jovens parlamentares na confecção de projetos específicos para as políticas de juventude.

Autoridades presentes

Além do coordenador de Políticas para a Juventude do Governo de Sergipe, Fredson Santana, participaram do evento, o deputado Federal, Marcio Macedo, o secretário estadual de Articulação Política, Francisco dos Santos, a deputada estadual, Conceição Vieira, a secretária nacional de Juventude da Presidência da República, Severine Macedo, a superintendente de Juventude do Governo de Alagoas, Ana Maria da Silva e diversos parlamentares dos municípios sergipanos, entre eles alguns jovens presidentes de Câmaras Municipais, a exemplo do presidente da Câmara de Vereadores de Amparo do São Francisco, Helder Vieira.

O Seminário foi realizado com a parceria da TV Aperipê, do Centro Vocacional e Tecnológico da Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Tecnologia (Sedetec) e do Banco do Nordeste.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.