Coordenadoria Especial da Juventude realiza mais uma etapa da Campanha ‘Se Liga 16’
A Campanha ‘Se Liga 16’ que vem sendo realizada nas escolas municipais e estaduais de Aracaju desde o mês de setembro e é desenvolvida pela Coordenadoria Especial da Juventude (Cejuv) em parceria com Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dentro do projeto ‘Eleitor do Futuro’ aconteceu nesta terça-feira, 12, na Escola Estadual Ministro Marco Maciel, localizada no Bairro Santos Dumont da Capital.
O objetivo principal da campanha é possibilitar um contato maior com as novas gerações e despertar formação cultural e cívica, apresentando para os jovens e adolescentes a importância do voto e seu papel como agente de mudança na família, na comunidade e na sociedade a que pertence.
Para uma maior participação e conscientização da campanha, o TER disponibiliza palestrantes que explicam o procedimento de votação, como e onde tirar pela primeira vez o título de eleitor, quem pode ser candidato e quais são os cargos em cada eleição. Marcondes Barros e Elizabeth Mâcedo, servidores do TER, foram os responsáveis pela palestra na Escola Marco Marciel que de forma dinâmica e participativa explicaram todo processo eleitoral.
“O contato com estes jovens é de extrema importância, porque tentamos de forma clara e objetiva explicar o papel de cada um deles na construção do seu município, Estado e do nosso País”, pontou a palestrante Elisabeth. Ainda segundo ela, a campanha ‘Se Liga 16’ e o projeto ‘Eleitor do Futuro’ tornam-se um diferencial porque ao esclarecer o papel de cada jovem ao votar estão melhorando na qualidade destes futuros eleitores.
Já o palestrante Marcondes Barros disse que muitas vezes os alunos acabam entrando mais na discussão para mostrar sua insatisfação com a política atual, mas que acabam no final entendendo a importância de participar de todo processo na escolha de governantes e que votar não é só um dever é questão de cidadania.
A campanha e participação dos alunos
Os alunos participaram da palestra, debateram e tiraram suas dúvidas e até simularam votação de três candidatos nas urnas levadas pelos palestrantes. A aluna Bruna Nieli, de apenas 14 anos, foi a primeira a fazer a simulação e falou que não ver a hora de tirar o título de eleitor e que sabe da importância do seu voto e do seu papel social. “A palestra ajudou bastante para que pudéssemos compreender melhor todo o processo eleitoral, não vejo à hora de poder votar e votar consciente” pontuou a aluna.
Os estudantes Chistian Vieira e Milena Alencar mostraram seu ponto de vista sobre a política e apresentaram alguns questionamentos e criticas sobre a obrigatoriedade do voto e a importância de se formar eleitores mais críticos e participativos que entendam que a construção do país está nas mãos de cada um.
Os professores também estavam atentos durante toda a palestra e segundo a professora de Sociologia, Joselene Tavares, haverá continuidade da palestra e discussão sobre o tema em sala de aula em que serão discutidos poder político, leis, democracia, eleitores e obrigatoriedade do voto.
A diretora da Escola, Adriana Hora Santos elogiou o projeto e a realização da campanha. “Tanto o projeto, quanto a campanha são uma ótima iniciativa para uma construção política consciente. E os nossos adolescentes, muitos deles, irão votar pela primeira vez na próxima eleição, e com certeza irão votar com mais clareza e cientes do seu papel como cidadão”, disse diretora.
Na ocasião foram distribuídas cartilhas que explicam a nossa Democracia e direciona os adolescentes a partir dos 13 anos, dos ensinos fundamentais e médios com uma linguagem simples e acessível. A cartilha fala sobre o processo eleitoral, quem pode votar, onde pode se alistar na capital sergipana e nos demais municípios do interior do Estado, documentos necessários para alistar-se, entre outras dúvidas e esclarecimentos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Coordenadoria Especial da Juventude realiza mais uma etapa da Campanha ‘Se Liga 16’ – Fotos: Ascom/Cejuv