[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nos dias 11 e 12 de novembro a Coordenadoria Especial da Juventude (Cejuv), vinculada a Secretaria de Estado da Casa Civil, realizou reuniões com duas Instituições de Ensino Superior do Estado, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (Unit). A reunião teve como objetivo apresentar a proposta do Termo de Cooperação Técnica Nº 04/2013. Sendo que para articular e somar forças na execução deste Termo a Cejuv estendeu o convênio para ser realizado também pela Secretaria Especial de Política para Mulheres (SEPM).

O principal objetivo do Termo é disponibilizar e oferecer estágios nas Casas da Juventude, Centros de Referências Especializado de Atendimento à Mulher e nas duas Unidades Móveis: Unidade Estação da Juventude e Unidade de enfretamento a violência contra a mulher, proporcionando orientação e serviços em várias áreas acadêmicas para jovens e mulheres de baixa renda.
   
O Termo em sua instância apresenta vagas de estágio acadêmico obrigatório e/ou bolsistas a alunos regulamente matriculados e que estejam freqüentando o curso de Comunicação, Pedagogia, Administração, Direito, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Artes, Educação Física, Letras, Biologia, Psicologia, Assistente Social, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Geologia, Engenharia de Pesca para que exerçam seus conhecimentos, orientando e prestando serviço para jovens de baixa renda.

O papel da Cejuv e SEPM será de desenvolver cursos, oficinas e serviços que serão prestados, além de definir os locais onde serão realizados os estágios levando em consideração a possibilidade e interesses das duas Universidades. 
   
Este estágio proporcionará a complementação do ensino e da aprendizagem, serão realizados como instrumentos de integração, em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-social, cientifico e de relacionamento humano.
   
Apresentação da Proposta
   
Durante a reunião a Unit pontuou algumas questões sobre o Termo e agradeceu ao Coordenador Fredson Santana em apresentar esta proposta para os seus alunos. “A Universidade Tiradentes oferece alguns cursos de extensão e pesquisa, mas percebemos que os nossos alunos gostam e querem está na prática, porque estimula e favorece em seu crescimento profissional e acadêmico. A proposta deste Termo casa bem com nossa realidade e com certeza virá para somar”, pontuou coordenadora geral da Saúde, Wanessa Nordelo.
   
Estavam presentes na reunião diretora de graduação, Micheline Roberta, coordenador geral de estágios pedagógico, Kleber Manuel, coordenador geral, Geraldo Calasans, diretor jurídico, Wilson Mâcedo e presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Thiago Aquino.
   
Já na reunião realizada na Universidade Federal de Sergipe se fizeram presentes à coordenadora da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX), Debora de Gois Santos, coordenadora de estágios, Lúcia Maria dos Santos Lima, e os Estudantes André Machado e André Menezes.
   
O Termo apresentado para as duas Universidades proporciona condições para execução do estágio e avaliação do estagiário. Terá um servidor com formação profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estágio e supervisionará até cinco estagiários, com enviou de relatórios de atividades a cada seis meses.

Dentro do Termo as Universidades deverão cumprir algumas atribuições como por exemplo, indicação de  estudantes a partir do 3º período que irão estagiar nas Casas da Juventude, Centros de referência e/ou nas Unidades Móveis. Supervisionar e acompanhar o estágio dos seus alunos através da Coordenadoria de Estágio de cada instituição, analisar e discutir o plano de trabalho do estagiário e do local, visando à realização teoria-prática. 

Ficará sobre responsabilidade das instituições elaborarem normas e instrumentos de avaliação, cobrar relatórios de atividades a cada seis meses entre outras atribuições.  
     

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.