Coordenadores escolares eleitos tomam posse em solenidade realizada no Iate Clube
Mais de 500 pessoas participaram da solenidade de posse que contou com a presença do prefeito Marcelo Déda, da secretária de Educação, Rosangela Santana, do vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, do reitor da Universidade Federal de Sergipe, José Fernandes Lima, dos deputados estaduais Francisco Gualberto e Ana Lúcia, dos vereadores Emannuel Nascimento e Magal da Pastoral, da presidente do Sindipema, Inês dos Santos Malta, da presidente do Conmea, Ivanete Santos Bomfim, além de outras autoridades e familiares dos novos coordenadores.
A eleição para coordenadores realizada pela Semed teve como objetivo defender o impacto benéfico da Gestão Democrática nas unidades de ensino. Em 5 de junho a Semed já havia dado um importante passo para o estabelecimento desse processo, quando empossou 983 conselheiros de 53 unidades de ensino da rede municipal, nos segmentos de pais e/ou responsáveis, alunos, funcionários, professores e coordenadores, assegurando a autonomia das escolas através da garantia de espaços para definir seus direcionamentos.
A secretária de Educação ressaltou a luta por um espaço de democracia dentro das escolas, relembrando as denúncias feitas pelo sociólogo Paulo Freire, de que na sociedade existia os opressores e em consequência, existia os oprimidos e que os espaços das escolas era os espaços privilegiados de reprodução daquele momento da sociedade.
Relembrou o trabalho desenvolvido pelo professor Diomedes Santos Silva, que sempre lutou contra qualquer forma de opressão, sendo um baluarte por todas as conquistas, levantando a primeira voz de que era necessário um novo projeto de escola e de uma escola para os filhos da classe trabalhadora.
Para a secretária, esse dia 10 tem que ficar marcado na educação municipal com a eleição dos coordenadores. “Esse é um momento para que nunca mais um governante sente na cadeira do prefeito e venha a ser um opressor”, disse Rosangela.
Parte da história
“Este ato está destinado a fazer parte da história da educação no Estado de Sergipe”, afirmou o prefeito Marcelo Déda, durante a posse dos Conselheiros, ressaltando se tratar de um ato que está destinado a ser guardado nos corações e nas vidas de todos quantos tiveram a oportunidade de participar do processo.
O prefeito criticou os que acreditam na idéia de que líder é aquele que conduz a massa e leva para onde quiser, que manipula as multidões e que vive a ilusão de acreditar que o povo tem a imagem do líder e que é ele quem desenha a imagem do povo. “Mas os verdadeiros líderes não desenham o rosto na multidão, os verdadeiros líderes têm o seu rosto, o seu caráter, o seu projeto e o seu programa desenhado e esculpido pelo povo organizado”, frisou o prefeito, enfatizando que o verdadeiro líder é aquele que tem a capacidade de perceber o que a maioria do seu povo quer naquele momento e naquela determinada situação histórica. “Tenho certeza que essa relação do líder e dos liderados é a imagem mais pura da relação dos sindicatos e das bases do Magistério do Estado de Sergipe”, disse Déda.
Para o prefeito, o dia de ontem se colheu o processo de luta e de construção de consciência, com a inteligência, com o coração e com a coragem de cada professor e professora da rede estadual e municipal do magistério. “Um processo como esse, não é um processo de vencedores isolados, mas um processo de vitória do magistério que recuperou a vitória da democracia para as escolas públicas”, disse o prefeito, enfatizando que os únicos vitoriosos são o magistério e a cidade de Aracaju, que recuperou a democracia para dentro da escola pública.
Ao final do discurso, o prefeito pediu a todos os professores coordenadores e membros do conselho escolar, para que assumissem o compromisso de provar que a democracia dá certo e que é também é o instrumento de elevação da qualidade de ensino e de um projeto que sirva o principal objetivo, que é de formar homens e mulheres à altura do sonho para o Brasil, para o Estado e para a cidade de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Coordenadores escolares eleitos tomam posse em solenidade realizada no Iate Clube – Fotos: Márcio Dantas