Coordenadores do ‘Se Liga’ e ‘Acelera’ são contemplados com computadores
O Instituto Ayrton Senna (IAS) contemplou educadores sergipanos que atuaram, ao longo de 2010, nas coordenações do Programa de Correção de Fluxo – Se Liga e Acelera, com 41 laptpos e 11 desktops com monitores. A solenidade de distribuição dos equipamentos aconteceu no final da manhã desta sexta-feira, 11, no auditório do complexo administrativo e pedagógico da Secretaria de Estado da educação (Seed) e foi presidida pelo secretário Belivaldo Chagas. Em todo o estado, os dois programas já atenderam, desde o ano de 2007, aproximadamente 60 mil alunos.
“A chegada desses equipamentos em nosso estado vai contribuir ainda mais com o dinamismo e o desempenho do programa. Vai agilizar os trabalhos dos coordenadores e, consequentemente, assessorar os professores no que diz respeito ao desenvolvimento de suas ações em sala de aula”, ressaltou o secretário Belivaldo Chagas, que na ocasião fez a entrega de um laptop à professora Adélia Cruz, coordenadora estadual do Programa de Correção de Fluxo.
Durante a solenidade desta sexta-feira foram contemplados técnicos da equipe da coordenação estadual, além dos coordenadores que atuam nas dez Diretorias Regionais de Educação (DRE’s) e nos 27 municípios que foram parceiros do programa no ano anterior.
“O instituto também contemplará coordenadores de municípios que se tornarão nossos parceiros em 2011”, ressaltou a professora Maria Adélia Cruz. Ela adiantou que a meta de atendimento para este ano é de 300 novas turmas, atendendo mais 5.700 alunos com defasagem idade/série”.
A professora Adélia acrescentou que a doação dos equipamentos só foi possível porque existe a parceria mantida entre o Governo do Estado, por meio da Seed, e o Instituto. “O Instituto recebeu um quantitativo razoável de equipamentos eletrônicos entre desktop e laptop. Apesar de já terem sidos utilizados, todos estão em ótimas condições”, garantiu a coordenadora.
Ela explicou que com os equipamentos os coordenadores utilizarão com mais agilidade o Sistema Ayrton Senna de Informação (Siasi), onde é possível encaminhar os dados mensais, receber informações e permitir um acompanhamento de todo o processo, tudo, segundo a professora Adélia, com mais eficiência.
Agilidade
“Agora teremos como agilizar os serviços”, garantiu a técnica da coordenação estadual, Aída Pacheco, que atua no acompanhamento das turmas instaladas na Diretoria Regional de Educação (DRE’6), com sede em Propriá.
A coordenadora do programa na rede municipal de Nossa Senhora de Socorro, professora Maria de Lourdes Mangieri, também esteve na solenidade para receber seu equipamento. “Socorro não será parceiro em 2011. É que criamos o programa “Alfabetização e Aceleração”, graças aos ensinamentos que obtivemos com o Instituto Ayrton Senna e a equipe da coordenação estadual ao longo dos últimos anos”, contou Maria de Lourdes.
Segundo a coordenadora local, como a demanda diminuiu em Nossa Senhora do Socorro, a própria prefeitura atenderá de forma independente aos novos casos de defasagem idade/série que poderão surgir daqui pra frente.
A coordenadora dos programas em Itabaianinha, professora Maria Hortência de Oliveira, comemorou a aquisição do equipamento. “Vai facilitar muito meu trabalho, até porque não vou ficar dependendo da disponibilidade de algum equipamento na sede de alguma escola”, disse a coordenadora, que acompanha 13 turmas, sendo oito do ‘Se Liga’ e cinco do Acelera.
Se Liga e Acelera
É um programa de recuperação de trajetória escolar de alunos com distorção idade-série das quatro primeiras séries do ensino fundamental, que visa a edificação da pedagogia do sucesso.
O programa de correção de fluxo escolar terá suas ações desenvolvidas com base nas orientações dadas pelo Instituto Ayrton Senna de qualidade em educação, através dos programas: Alfabetização (Se Liga): destinado a alunos com distorção idade série não-alfabetizados, das quatro primeiras séries do ensino fundamental; Aceleração (Acelera): destinados a alunos de 1ª a 3ª série com, no mínimo 2 anos de defasagem idade-série, devidamente alfabetizados, objetivando promoção, preferencialmente, para a 5ª série.
Eles têm como objetivo corrigir o fluxo escolar num prazo máximo ideal de quatro anos e promover a aceleração de aprendizagem de alunos defasados, de forma a capacitá-lo para, em média, cursar o 6º ano, assegurando o domínio dos conhecimentos e das competências típicas do 5º ano.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Coordenadores do ‘Se Liga’ e ‘Acelera’ são contemplados com computadores – Entrega de computadores doados pelo Instituto Ayrton Senna / Fotos: Ascom/Seed