[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPM), por meio de duas de suas coordenadorias, está promovendo reuniões nas comunidades com o objetivo de discutir políticas públicas que atendam as expectativas da sociedade, em especial das mulheres. Desde sua criação, em abril de 2011, que a SEPM atua na intersetorialidade. A ação tem resultado em parcerias com órgãos governamentais e não governamentais.

Através das coordenadorias de Relação Institucional e Ações Temáticas e de Enfrentamento à Violência contra a Mulher,  a SEPM desenvolve as ações planejadas nos municípios e comunidades. As coordenadorias estão, respectivamente, sob a responsabilidade da professora Ana Júlia Souto e da assistente social Raquel Oliveira.

Nesta sexta-feira, 21, Ana Júlia esteve no bairro Sagrada Família (Coqueiral), na Associação Revida. No local, cerca de 70 mulheres receberam informações sobre as atividades da Secretaria das Mulheres. Também tiveram acesso a informações sobre a Lei Maria da Penha. Ana Júlia Souto explanou sobre ‘Autonomia’. Também lembrou a realização da 3ª Conferência de Políticas para as Mulheres que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro, no clube do Banese, em Aracaju.

Na quinta-feira, 20, Raquel Oliveira esteve no município de Tobias Barreto participando de reunião com representantes da prefeitura e do Ministério Público. No Centro de Referência de Atendimento à Mulher ‘Emereciana Maria de Menezes’, a coordenadora de Enfrentamento à Violência, convidados e a equipe que atua no centro discutiram sobre ‘Mulheres que Precisam de Medidas Protetivas de Urgência’, ‘Mulheres em Situação de Divórcio Litigioso’ e ‘Mulheres que Necessitam de Serviços de Saúde’.

De acordo com a coordenadora, a discussão abrangeu os temas: justiça e segurança pública, saúde e educação. “Fomos ouvir as necessidades do momento. Vamos encaminhá-las aos órgãos competentes de forma que, na medida do possível, possam ser viabilizadas”, ressaltou Raquel.

Competências

Dentre as atribuições da Coordenadoria de Ações Temáticas estão à formulação de políticas paras as mulheres nas áreas da educação, saúde, trabalho e participação política e promoção da integração entre os órgãos públicos, nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Já na Coordenadoria de Enfrentamento à Violência destacam-se a formulação de políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres, que visem à prevenção ao combate, assistência e garantia de direitos às mulheres em situação de violência e desenvolvimento e implementação de programas e projetos em parceria com outros órgão, voltados ao enfrentamento à violência contra as mulheres.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.