[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda inaugurará, nesta segunda-feira, 7, as instalações reaparelhadas da Escola de Gestão Penitenciária Professor Acrísio Cruz (Egesp). A Egesp ocupa as instalações do prédio histórico da antiga Casa de Detenção de Aracaju, desativada no início de 2007. 

Com 958,62 m² e um investimento total R$ 633.086,69 do Governo do Estado, as obras de reforma e adequação do imóvel para o pleno funcionamento da Egesp, que já funcionava no local, envolveram: execução de piso de alta resistência; revisão das esquadrias; recuperação do Guarda Corpo do Mirante; construção de rampas para portadores de necessidades especiais; construção de área de convivência; revisão da cobertura; revisão das instalações elétricas, hidro-sanitárias e logística; pavimentação do acesso à capela e auditório; recuperação do reservatório externo; pintura geral e Iluminação da fachada.

Egesp

A Egesp foi criada em 22 de dezembro de 2005, com o objetivo de promover, preparar e executar ações de formação, capacitação, aperfeiçoamento e valorização de servidores que exercem atividades no Sistema de Segurança Prisional ou na área de serviços penitenciários, qualificando-os para o exercício das funções. Tendo ainda, como papel, fomentar a pesquisa em diversas áreas de atuação, sobretudo do sistema penal, promovendo vários cursos de atualização profissional.

O nome da escola foi uma homenagem ao educador, estudioso da psicologia e entusiasta da aplicação das novas concepções pedagógicas, que defendiam o ensino como forma de crescimento do cidadão, Prof. Acrísio Cruz. Natural de Laranjeiras, foi deputado estadual, diretor do Departamento de Educação e secretário de Justiça e Interior do Estado. Falecido em 13 de setembro de 1969, primava pela capacitação e aperfeiçoamento dos servidores.

Antiga Casa de Detenção de Aracaju

Inaugurada em 12 de outubro de 1926, no governo de Graccho Cardoso, a Casa de Detenção de Aracaju foi criada para abrigar 180 internos. Ao longo dos anos, o reformatório sofreu com a superlotação de internos e a deterioração na estrutura predial, sendo desativado em 2007. O ato representou um marco histórico para o sistema penitenciário sergipano, evidenciando o compromisso do Governo do Estado em oferecer respeito à Justiça, segurança à população e tratamento humano aos presos, com condições dignas de sobrevivência, já que o prédio não oferecia mais as mínimas condições de segurança e salubridade.

Serviço:

O quê: Inauguração das instalações reaparelhadas do Egesp

Quando: Segunda-feira, 7, às 18h30m

Onde: Av. José Zuckernan, s/n, no Bairro América (antiga Casa de Detenção de Aracaju – CDA)

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.