CONVITE À IMPRENSA – Lançamento do plano Sergipe Mais Justo
O governador Marcelo Déda lança às 9h da desta terça-feira, 13, com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o plano Sergipe Mais Justo. O plano é um conjunto de ações de saúde, educação, habitação, agricultura, acesso à água, meio ambiente, inclusão social, trabalho, cultura, esporte e lazer, turismo e desenvolvimento econômico para levar justiça social a todos os cantos do estado. O evento será realizado no anfiteatro do Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju.
Alinhado à estratégia federal traçada no plano Brasil Sem Miséria, o Sergipe Mais Justo Governo de Sergipe fortalece as políticas públicas de inclusão produtiva e geração de renda para beneficiar, prioritariamente, a população sergipana que vive em situação de extrema pobreza, afastando a miséria e levando a igualdade a todos os lares de Sergipe.
O plano Sergipe Mais Justo está baseado em três eixos estratégicos: a transferência de renda, a inclusão produtiva e o acesso a serviços públicos.
Recorte da pobreza
O cenário da extrema pobreza, segundo a metodologia utilizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, é composto por pessoas que residem em domicílios cujos rendimentos não ultrapassam R$ 70 per capita. O levantamento realizado pelo Governo Federal com base nesse recorte financeiro a partir dos dados preliminares do Censo Demográfico 2010, do IBGE, aponta que 8,6% da população brasileira se encontra em situação de extrema pobreza.
A análise realizada pelo Governo Federal indica que as áreas de concentração de miséria são as mesmas onde há déficit de provisão de serviços, como o acesso à água tratada e saneamento, e presença de um percentual significativo de pessoas não alfabetizadas ou que não completaram o ensino fundamental.
De acordo com esse mapeamento, Sergipe conta com 311.162 pessoas no perfil de extrema pobreza, o que representa 15,7% da população sergipana. Embora preocupante, o índice é o segundo menor do Nordeste, região que concentra 59% dos brasileiros que vivem em extrema pobreza. Em Sergipe, metade das pessoas que se encontra em situação de extrema pobreza está na área rural. Um número expressivo considerando-se que, segundo dados do IBGE, a taxa de urbanização do estado é de 73,52%.
Apesar desse panorama, o diagnóstico tem como base o critério monetário e não leva em consideração o caráter de subsistência presente na área rural. Boa parte dos que vivem no campo no recorte da extrema pobreza são assentados ou pequenos produtores. Isso significa que já possuem terra e que, através de estratégias para fomento da produtividade, poderão ampliar sua renda.
Sergipe vem crescendo mais do que a média brasileira e conta com os melhores índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de Desenvolvimento Socioeconômico (IDSE/FGV) de toda a região Nordeste. Até 2014, a economia sergipana tende a manter um crescimento médio anual em torno de 4 a 4,5%. Mas para que esse crescimento possa beneficiar toda a população sergipana é preciso desenvolver ações que equacionem as disparidades sociais e territoriais.
Serviço:
O quê: Lançamento do plano Sergipe Mais Justo
Quando: Nesta terça-feira, 13, às 9h
Onde: No Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- CONVITE À IMPRENSA Lançamento do plano Sergipe Mais Justo – Foto: Roque Sá