[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta segunda-feira, 16, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, e o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, vão lançar o programa Plantar Saúde, iniciativa que vai capacitar educadores em saúde nos assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Sergipe. A solenidade será realizada às 11h, no Centro de Capacitação Canudos (CEAC) do Assentamento Moacyr Wanderley, no povoado Quissamã, em São Cristóvão.

De acordo com Cláudia Menezes, coordenadora do Centro Estadual de Formação e Educação Permanente (CEFEP), o programa se propõe a fortalecer as ações de prevenção e promoção da saúde, considerando as dificuldades enfrentadas pelas famílias nos assentamentos. "O Plantar Saúde é uma parceria entre o Governo de Sergipe e o MST. Estamos atendendo a uma solicitação de representantes do Movimento, que viram na atuação da Secretaria de Estado da Saúde a possibilidade de melhorar as condições de vida naquelas comunidades", afirmou.

A atividade prossegue até o mês de setembro com módulos abordando os temas Vigilância à Saúde, Meio Ambiente, Alimentação Saudável, Fitoterapia, entre outros. "Ao todo, vamos formar 500 educadores. A idéia é que essas pessoas voltem para seus acampamentos e possam aplicar todos os saberes e práticas sobre os cuidados em saúde. Em novembro teremos um segundo momento de trabalho, quando serão realizadas reuniões regionais para definir um plano de ação", frisou a coordenadora.

Cláudia destacou que a capacitação será realizada pela equipe de educação permanente da Escola Técnica de Saúde do SUS em Sergipe (ETSUS) com o apoio de outros setores da Secretaria da Saúde. "As coordenadorias de Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Vigilância Sanitária e o Samu 192 Sergipe vão colaborar com conhecimentos específicos de cada área", afirmou, acrescentando que a Pastoral da Criança também participará de dois módulos da atividade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.