‘Controle Social’ norteará discussões da 5º Conferência Estadual de Saúde
O Conselho Estadual de Saúde (CES), por meio do presidente e secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, abriu, na manhã desta quinta-feira, 7, a 5ª Conferência Estadual de Saúde. A data do evento, que ocorreu no auditório da Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), foi também uma alusão ao Dia Mundial Saúde.
A abertura da 5ª Conferência Estadual de Saúde tem um significado dentro da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que é realizada em mais duas etapas: conferências municipais e estaduais. “O tema que norteará as discussões a 5ª Conferência Estadual de Saúde será a o controle social como importante ferramenta de construção do SUS”, explicou José Dias Júnior, coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa (Nugep) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O presidente do CES e secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, ressaltou a importância da militância do cidadão na defesa do SUS. “A convocação feita pelo Ministério da Saúde para realização das conferências de saúde é para que possamos, enquanto cidadãos, fazer uma reflexão do nosso sistema de saúde. É preciso que as pessoas se unam na defesa do SUS, de maneira crítica, com o compromisso de melhora”, disse Guimarães.
Já a superintendente do Ministério da Saúde em Sergipe, Joélia Santos, destacou o SUS como patrimônio da população brasileira e a participação do cidadão na construção do sistema. “Todos os movimentos sociais e gestores de saúde têm que discutir o SUS nas conferências. Não existe ninguém, mesmo que tenha plano de saúde, que nunca tenha usado o sistema, pois ele é universal”, disse a superintendente.
Para Saulo Eloy Filho, secretário Municipal de Saúde de Nossa Senhora do Socorro e presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), o controle social tem uma função fundamental de promoção dos serviços de saúde junto à gestão do SUS. “Esse momento da conferência é extremamente resolutivo no que diz respeito à oferta e prestação de serviço e financiamento deles. É através do controle social que as políticas de saúde públicas são motivadas e promovidas” afirmou Eloy.
Parceria
O secretário de Estado da Articulação Política e Relações Institucionais, Chico Buchinho, esteve presente na solenidade para apoiar o fortalecimento do controle social. “Estou aqui para colocar a Secretaria de Estado da Articulação Política e Relações Institucionais como parceira do controle social do SUS, uma vez que, essa ferramenta é de suma importância para esse sistema de saúde que é de todos os brasileiros”, disse Buchinho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Controle Social’ norteará discussões da 5º Conferência Estadual de Saúde –