[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O controle social nos versos dos repentistas Vem-Vem do Nordeste e João Bezerra foi uma das novidades apresentadas pela Controladoria-Geral do Estado de Sergipe (CGE) na quinta edição do projeto Sergipe de Todos, que aconteceu na sexta-feira, 4, no município de Ribeirópolis, no Agreste Central sergipano. Segundo o controlador-geral, Adinelson Alves, a iniciativa teve como proposta valorizar a cultura nordestina e apresentar o tema controle social numa linguagem popular.

"O objetivo da Controladoria é fomentar a participação dos cidadãos no acompanhamento das ações e programas de governo e orientar os gestores para a aplicabilidade eficiente e eficaz das políticas públicas. Utilizamos uma forma de expressão nordestina para aproximar a sociedade das discussões sobre o controle social, além de valorizar e preservar a cultura popular que é um patrimônio do povo sergipano", disse Adinelson.

Ação itinerante do Governo do Estado que oferece à comunidade acesso a serviços e informações ofertados por secretarias e órgãos estaduais, o Sergipe de Todos em Ribeirópolis ocorreu na Praça da Bandeira. Os repentistas Vem-Vem do Nordeste e João Bezerra ficaram no estande da GCE cantando as histórias do povo nordestino e debatendo sobre participação popular e controle social da gestão pública. Vem-Vem e João Bezerra são de Canindé do São Francisco e atuam juntos na arte do repente há mais de 20 anos.

Caravana da Cidadania

Para o secretário-adjunto da CGE, Eujácio José, o Sergipe de Todos”é um espaço para o exercício da cidadania. "A Controladoria tem como missão orientar a gestão governamental e promover o controle social do gasto público. Esse tipo de evento permite uma maior interação entre a CGE e a população, além de estimular a percepção social positiva do Governo, com valores como ética e transparência nas ações da administração pública", afirmou.

Com essa proposta, a CGE criou o programa Caravana da Cidadania, cujo eixo-central é estimular a participação do cidadão no acompanhamento das ações do governo. Já ocorreram três edições do evento, em Propriá, Itabaiana e Simão Dias, como desdobramento do projeto Sergipe de Todos. Foram realizados seminários para técnicos e gestores públicos, professores e estudantes daquelas localidades numa parceria com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Mais uma edição ocorreu em Ribeirópolis. Pela manhã foi realizado o ‘Seminário para Capacitação em Gestão Pública’, que reuniu técnicos e gestores públicos, professores e estudantes do Território do Agreste Central. A atividade tem como objetivo promover o controle social da administração pública em cumprimento à missão constitucional da Controladoria-Geral.

"O seminário atingiu o seu objetivo, como também o estande montado na Praça da Bandeira, com a capacitação dos gestores e técnicos municipais e o fornecimento de informações à sociedade’, avaliou Adinelson. O evento contou com a visita da primeira-dama Eliane Aquino que valorizou a iniciativa da CGE e PGE em proporcionar capacitação técnica à sociedade.

Ação conjunta

O seminário contou com exposição do diretor de Gestão Estratégica da CGE, Roberto Costa, sobre o tema ‘Políticas Públicas/Convênios)’, que abriu as atividades. Em seguida, o procurador do Estado, Marcos Póvoas, fez palestra sobre ‘Contratação Direta e Terceirização na Administração Pública’. O controlador-geral do Estado, Adinelson Alves, encerrou a atividade com exposição sobre ‘Orçamento Público’.

O procurador Marcos Póvoas ressaltaou a ação conjunta da CGE e PGE. "Essa parceria é muito importante, porque aproxima os dois órgãos de controle interno do Estado. A união dos dois faz com o Estado se torne presente na comunidade local e atraia a sociedade para dentro do governo. Além disso, a população tem o contato próximo com os mecanismos de controle do Estado", disse Marcos Póvoas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.