Contrato centralizado é tema do segundo dia do seminário em gestão pública
‘Centralização das compras e das contratações: a prática em Sergipe’ foi o tema de abertura das atividades desta terça-feira, 22, segundo dia do ‘1º Seminário para Capacitação em Gestão Pública’. O evento prossegue até a próxima sexta-feira, 25, no auditório do Banese da Av. Augusto Maynard, das 8h30min às 13h, e tem por objetivo integrar as ações administrativas na execução das diretrizes do Governo de Sergipe.
Para o controlador-geral do Estado de Sergipe, Adinelson Alves, a proposta desse seminário é reformular as práticas administrativas para efetivamente atender às demandas da sociedade. "Um governo mais integrado significa uma sociedade melhor atendida", defendeu o controlador.
O superintendente-geral de Compras Centralizadas da Secretaria de Estado da Administração (Sead), Márcio Zylberman, explica que a atividade é um reflexo das mudança adotadas pelo Governo de Sergipe para desburocratizar a administração estadual. "Esse seminário é fundamental porque os órgãos e as entidades estaduais precisam se integrar cada vez mais para o Governo funcionar melhor e prestar um serviço qualificado à sociedade", defende. Zylberman foi o primeiro palestrante do dia.
Unificar as ações
Integração é também o ponto destacado pela assessora técnica da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Aline Magna. "É essencial unificar a rotina administrativa de todos os órgãos para que se caminhe num mesmo rumo", observa. A assessora finalizou as atividades do dia, com exposição sobre o tema Gestão de contratos centralizados de publicidade e marketing e de evento.
Já o procurador do Estado, Mário Marroquim, alerta para a necessidade de capacitar os servidores para acompanhar as constantes mudanças legislativas. "Esse evento é uma oportunidade para discutir a gestão pública com os próprios servidores. É bom para eles que adquirem mais conhecimento sobre as atividades que desenvolvem; e para a administração pública, que especializa os servidores na prestação de serviços à população".
A opinião é compartilhada pelos participantes. "O seminário proporciona a integração dos órgãos e a troca de conhecimento, além de ser um momento para esclarecer eventuais dúvidas que surgem no dia-a-dia do serviço público", comenta Fabrício Almeida, gerente de Mercado da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
Teoria e prática
Nesta terça feira, o seminário também contou com presença do secretário-executivo do Conselho de Reestruturação e Ajuste Fiscal (Crafi), Ney Marinho; do secretário-adjunto da Administração, José Leite; do presidente do Ipes Saúde, Vinícius Barbosa; e representantes da Procuradoria Geral do Estado e das Secretarias de Comunicação, Fazenda e Planejamento.
A PGE é a palestrante de quarta-feira, 23, com os temas ‘Contratos e convênios: uma abordagem prática’, com exposição do procurador do Estado Eduardo Cabral de Melo, e ‘Terceirização na Administração Pública’, com palestra do procurador do Estado Marcos Póvoas.
O seminário é organizado pela CGE (Controladoria-Geral do Estado de Sergipe), PGE (Procuradoria-Geral do Estado) e secretarias de Estado da Administração, Comunicação, Fazenda e Planejamento, com apoio do Banese (Banco do Estado de Sergipe).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]