[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Investir em projetos de infraestrutura visando ampliar o desenvolvimento urbano dos 75 municípios sergipanos é um dos eixos temáticos do Programa Sergipe Cidades. Oriundo de uma parceria entre o Governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o programa que é realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), tem mudado significamente o cenário das oito regiões do estado. 

Localizada na região sul sergipana, a cidade de Cristinápolis é um grande exemplo das modificações ocasionadas por obras do Programa Sergipe Cidades, tendo a construção de uma creche padrão no bairro Manoel Joaquim com capacidade para atender 88 crianças como uma das suas maiores referências.

A edificação foi viabilizada através de investimentos da ordem de R$ 1.297.351,78. Sua estrutura é composta por cinco salas de aula, secretaria, sala de direção e cômodos para necessidades essenciais, como almoxarifado, despensa, duas copas, uma cozinha, refeitório e cinco banheiros, sendo que dois deles são para portadores de necessidades especiais e os demais adaptados para crianças, sem contar com sete vagas para estacionamento.

De acordo com o mestre Valmir dos Santos mais de 90% dos serviços já estão concluídos. “Atualmente dez profissionais se revezam entre reparos nas instalações elétricas, polimento dos pisos e retoques diversos. Assim que chegarem as mudas de jardinagem e os brinquedos do parque, será feita uma revisão geral na pintura e a partir daí a creche estará pronta para funcionar”, declara.

Tranquilidade

A fiscal da obra, Lorena Grasielle de Oliveira, diz que a creche oportunizará as famílias do bairro e regiões adjacentes inúmeros benefícios. “Os pais terão tranquilidade para poder trabalhar enquanto seus filhos recebem educação, alimentação e toda a assistência necessária que a creche disponibilizará”, assegura.

Ela acrescenta que durante a execução do projeto padrão da creche a disposição dos cômodos foi algo pensado de maneira a garantir o máximo conforto aos pequenos usuários. “A unidade dispõe de berçário, sala de enfermagem e fraldário, além de uma ampla área de circulação pavimentada e com gramado, parque infantil dotado de escorregadeira, gangorra e gira-gira, garantindo assim um agradável espaço de lazer, o que deixará os pais confiantes”, ressalta. 

Segurança

A implantação da instituição de abrigo a crianças menores no bairro Manoel Joaquim tem recebido aceitação unânime entre os moradores da área. A lavradora Mariazinha Souza Costa é uma das que mais anseia  pelo início das atividades. “Estou pedindo a Deus pela oportunidade de poder colocar meus netos para ficarem lá”, conta. Ela diz que com a creche funcionando, estará tranquila. “Agora deixarei meus netos sem ficar pensando em possíveis acidentes domésticos. Como sei que eles terão pessoas para tomar conta, poderei trabalhar na roça o dia inteiro”, afirma.   

Outra moradora que comemora antecipadamente a edificação da unidade é a dona de casa Adinanda de Jesus Santos. Sem ter com quem deixar o filho de dois anos, ela já recusou algumas oportunidades de emprego no centro da cidade. “Achei muito boa a construção dessa creche, pois, várias mães assim como eu, terão oportunidade de trabalhar fora e deixar os filhos com segurança. Eu mesma irei colocar meu filho lá e arrumando um emprego vou melhorar as condições de vida da minha família”, enfatiza. 

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Antonio Sérgio Ferreira Vargas, a construção da creche padrão oferece às comunidades novas perspectivas de desenvolvimento, uma vez que resultam em melhorias educativas e sócioeconômicas para os beneficiados, o que corresponde à filosofia do Programa Sergipe Cidades.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.