[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A construção da Ponte Jornalista Joel Silveira, que vai ligar a região do Mosqueiro, em Aracaju, à Caueira, em Itaporanga D’Ajuda, está em ritmo acelerado. No Mosqueiro, já foram preparadas as duas primeiras sessões de apoio para os 15 pilares que a ponte terá. Na Caueira, onde está instalado o canteiro de obras, estão prontas as estruturas para receber o 14º e o 15º pilares da ponte. A estrutura para o 13º pilar já está sendo construída e será concluída em breve. A previsão é que a ponte fique pronta no fim deste ano.

Segundo o presidente do Departamento Estadual de Infra-Estrutura Rodoviária de Sergipe (DER), Ézio Prata Faro, uma segunda equipe de trabalhadores atuará na margem do lado do Mosqueiro, a partir do próximo mês, para acelerar ainda mais o andamento das obras. A conclusão da instalação das fundações e blocos está prevista para o próximo mês de agosto.

"Se a obra continuar neste ritmo, é bem provável que em dezembro a ponte esteja pronta", disse Ézio Faro. De acordo com ele, o levantamento dos pilares deve ser concluído até novembro. "Depois da preparação da estrutura de apoio, vai ficar como um jogo de armar, pois o maior trabalho já terá sido feito", afirmou o presidente do DER.

A construção da Ponte Jornalista Joel Silveira é uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado. O investimento total será de R$ 43.871.652,50. Destes, R$ 30 milhões são do Governo Federal (Ministério do Turismo). O complemento é do Governo do Estado. A realização do serviço está sob a responsabilidade do Consórcio Contern – Tardelli. As obras foram iniciadas no fim de outubro do ano passado e têm previsão de duração de 400 dias. A expectativa é que sejam gerados 500 empregos diretos e mil indiretos.

Turismo e desenvolvimento

Os moradores do Mosqueiro e da Caueira acreditam que a ponte vai levar o desenvolvimento para as duas regiões. "O Mosqueiro é um lugar ótimo para viver. Acho que, com a ponte, a região vai ganhar uma movimentação necessária para o desenvolvimento", disse Iranete Maria dos Santos, de 35 anos, que mora no Mosqueiro e é zeladora do escritório de obras da ponte.

Do outro lado do rio Vaza-Barris, o sentimento também é de desenvolvimento para a Caueira. "O Verão Sergipe já deu uma enorme movimentação à região. Eu já vejo empresários investindo aqui. Aposto no crescimento do comércio e acredito que, em breve, terei mais vizinhos, tanto pelas casas que estão sendo construídas, como pelas que já existem e são de pessoas que só passam as férias. Com a facilidade de acesso até Aracaju pela ponte, eles podem decidir viver aqui", disse Manoel Carvalho, de 55 anos, morador da Caueira.

Para os comerciantes da região, as vantagens da ponte são evidentes. Além de mais pessoas circulando, será mais fácil fazer compras em Aracaju. "Vai ser bom para o turismo em Sergipe, porque se muitos moradores de Aracaju sequer conhecem a Caueira, imagine o turista. E vai ser ótimo pra gente que precisa ir a Aracaju. Do médico até as compras para o bar, temos que ir a Aracaju. Até o peixe que nós servimos no bar a gente compra lá", explicou Marina Barreto da Silva, 47 anos, proprietária de um mercadinho na região e de um bar na beira da praia.

Para os aracajuanos Fabiano Barbosa Bomfim e Lidiane Bomfim, que estavam passeando pela praia da Caueira, é importante investir em infra-estrutura turística em Sergipe e em obras como a Ponte Jornalista Joel Silveira para movimentar o turismo dentro do próprio Estado. "O litoral daqui é mal aproveitado. Sergipe tem muito mais a oferecer, só falta explorar", disse Fabiano.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.