Conselhos garantem acessibilidade às pessoas com deficiência no Pré-Caju
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), através do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CEDPcD-SE), garantiu um direito às pessoas com deficiência de locomoção através do Camarote da Acessibilidade durante os quatro dias do Pré-Caju 2011. As dezenas de pessoas com deficiência em Sergipe puderam aproveitar uma festa democrática e com igualdade de oportunidades. O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMDPcD-SE) também integra a iniciativa.
Para a vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CEDPcD-SE), Jane Mare da Rocha, o camarote é uma conquista para o público com deficiência e foi pleiteado no ano de 2005. “Através do então presidente do conselho estadual, o cadeirante Claudio Brito, junto a outros conselheiros municipais e pelo Ministério Público, conseguimos montar um camarote especialmente para o público com deficiência. Só diante de uma mobilização, as pessoas com dificuldade de locomoção puderam aproveitar a prévia carnavalesca com conforto e segurança”, destacou Jane.
De acordo com o idealizador do espaço, Claudio Brito, o camarote foi criado com o apoio do Ministério Público Estadual. “Os deficientes são cidadãos e devem ter o direito de participar de festas como esta, assim como qualquer outra pessoa. Por isso, pensamos em disponibilizar um espaço de lazer e conforto para as pessoas com deficiência. Fico feliz que, a cada edição, a estrutura do camarote melhora e mais pessoas prestigiam a festa”, considerou.
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gorette Medeiros, ressaltou o trabalho pela de inclusão social. “Durante a festa, percebemos uma integração entre as famílias das pessoas com deficiência. Costumo dizer que o camarote não é só um local para fazer jus à inclusão, mas de confraternização também”, lembrou.
A cadeirante Rosa Virgínia Nunes, de 32 anos, demonstrou animação durante a prévia. “Estou aproveitando o camarote com minha mãe e uma amiga. É a segunda edição que participo e posso adiantar que virei em outras. Tinha medo de participar da festa por conta da multidão. Com o camarote, esse problema acabou”, contou a cadeirante com animação.
“No camarote, tenho mais segurança. O local é muito bom, além de ter uma visão privilegiada. Faço questão de vir de Estância para participar da festa. Esse espaço foi uma excelente criação dos organizadores do evento”, afirma Carlos Almeida, usuário do camarote.
O camarote
Banheiro adaptado, rampas de acesso, distribuição de 300 camisas, lanche, água, preservativos, além de enfermeiros para realizar testes de diabetes com apoio da Associação de Membros e Amigos dos Diabéticos do Estado de Sergipe (AMAD/SE). Tudo isso foi preparado para dar conforto aos foliões com deficiência de locomoção e dobrar o público no Camarote da Acessibilidade, que este ano foi montado no Calçadão da 13 de Julho.
O Camarote da Acessibilidade comportou até 150 pessoas e contou com a parceria da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), com o Ministério Público, Associação Sergipana de Blocos e Trios (ASBT), e também com o Instituto GBarbosa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Conselhos garantem acessibilidade às pessoas com deficiência no PréCaju –