[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Conselho Estadual de Saúde (CES) realizou na manhã desta quinta-feira, 19, no auditório da sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a sua 32ª Reunião Extraordinária, convocada pelo presidente e secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães. O foco da convocação extraordinária foi colocar o texto base da 5ª Conferência Estadual de Saúde (Confesa) para análise dos conselheiros estaduais de saúde.

“A comissão organizadora da Confesa, formada por gestores e conselheiros, elaborou a proposta do texto base e trouxe para apreciação do pleno, que representa o Controle Social do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse José Dias Júnior, coordenador do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa (Nugep) da SES.

O texto base da 5ª Confesa representa um balanço das ações do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe. “O texto base, depois de apreciado pelos conselheiros, será enviado para os 75 municípios e contribuirá para balizar os debates nas Conferências Municipais de Saúde sobre a reforma sanitária. O texto base vai subsidiar os cidadãos de informações para fomentar as discussões”, explicou Dias.

De acordo com Antônio Carlos Guimarães, o CES tem a obrigação de propiciar a qualquer cidadão uma análise da situação adequada para que as discussões sejam provocadas durante as conferências. “Vamos mostrar o que tem de bom e negativo no SUS Sergipe. Em qualquer processo de gestão há problemas, e temos que mostrá-los, pois é isso que nos dá a oportunidade de melhorar. Será a partir das conferências que irão nascer os compromissos no sentido de superar esses problemas”, destacou o presidente do CES.

Representação 

Na oportunidade de realizar informes durante a reunião extradiordinária, o coordenador do Nugep, setor que dá apoio institucional os Conselhos Municipais de Saúde para realizarem suas conferências, convidou os conselheiros estaduais para participarem dos debates no interior. “Convido todos vocês para viver o momento das conferências nos municípios. Agendem com antecedência a ida de vocês na sede do CES para fortalecer essa importante instituição do SUS”, convocou José Dias Júnior.

Convênio

Um outro importante ponto de pauta do CES foi a apreciação da renovação do convênio da SES com a Sociedade Especializada no Atendimento ao Fissurado do Estado de Sergipe (Seafese), organização da Sociedade Civil, por um período de 12 meses. Foi aprovada por unanimidade a renovação do serviço que tem por objetivo atender pessoas com deformação no lábio.

“O serviço conta com uma equipe multidisciplinar de cirurgiões plástico e buco-maxilo facial, ortodontistas, psicólogos, assistente social, anestesista, enfermeiro, fonoaudiólogo e auxiliares de enfermagem, e tem 625 pacientes cadastrados, inclusive dos estados de Alagoas e Bahia. A previsão é que 300 procedimentos por mês sejam realizados este ano”, disse Iêdo Flávio de Andrade, diretor de convênio da SES.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.