[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quinta-feira, 8, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), os deputados estaduais receberam a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sergipe (CEDPcD/SE), Jane Mare Santos da Rocha, para uma palestra explicativa sobre as políticas de atenção integrada para pessoas com deficiência.

O principal intuito da conferência da presidente, que estava acompanhada de outros membros do Conselho, foi sugerir a criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e apresentar possíveis emendas a serem aprovadas e incluídas no orçamento do Governo para o ano de 2013. A conferencista contextualizou os dados numéricos das pessoas com deficiência em Sergipe e apresentou as características que se detectam nas tipologias.

“No estado com 2.089.017 milhões de habitantes, 25,9% das pessoas possuem algum tipo de deficiência. Com certeza são eleitores também e precisam da sua atenção, não só para eleição, mas para as políticas de inclusão”, disse a presidente do CEDPcD/SE, Jane Rocha, chamando os deputados à reflexão.

A defesa feita por ela foi a favor da Rede de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência, sugerindo a intersetorialidade das adaptações necessárias para a inserção dos deficientes na educação, cultura, lazer e saúde, incluindo a adaptação das estruturas arquitetônicas dos edifícios e espaços públicos, tornando-os acessíveis aos deficientes.

Também entraram na pauta de solicitações o acolhimento do cidadão desde a atenção básica ao atendimento hospitalar, a continuidade na educação inclusiva, participação igualitária nos eventos culturais e artísticos e direito à moradia adaptada; zelo pelas cotas destinadas aos deficientes no mercado de trabalho e aprovação de orçamento direcionado aos atletas com deficiência. “A gente quer mais medidas urgentes e efetivas”, completou Jane.

Dado o apoio dos deputados presentes na sessão, o presidente em exercício e vice-presidente da mesa diretora, o deputado estadual, Garibalde Mendonça (PMDB), foi enfático ao dizer: “a partir de amanhã, 9, levaremos à mesa diretiva o projeto de criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.