Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência empossa novos dirigentes
O Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDPcD), órgão deliberativo vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), realizou no final da última semana a cerimônia de posse dos novos dirigentes que atuarão na gestão do conselho entre 2010-12. Neste período a gestão do Conselho ficará a cargo do presidente Niceu Dantas e da vice, Jane Mare.
“Dentro da política de assistência social que a Seides realiza, fazemos com afinco a defesa pela inclusão das pessoas com deficiência. E para que nossa sociedade seja mais inclusiva é necessário a representação forte de um conselho como o CEDPcD, que luta não só pela acessibilidade, mas promove também a igualdade na diferença”, disse a diretora do Departamento de Assistência Social (DAS) da Seides, Marta Gama, que representou a secretária de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva.
De acordo com o presidente empossado, Niceu Dantas, que sofre de baixa visão (um tipo de deficiência visual), o momento não é apenas de celebração, mas também de reflexão sobre os avanços já conquistados pelo Conselho e seus novos desafios.
“Espero conseguir implantar mais conselhos municipais nas cidades do interior sergipano que ainda não reconhecem os direitos da população com deficiência. Não será um trabalho fácil, tendo em vista os trâmites da lei. Mas acredito que com a ajuda desta secretaria e da sociedade civil, nosso trabalho será realizado com mais agilidade”, prometeu o presidente empossado.
Para o cadeirante Everton Vieira, 37 anos, atual vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aracaju, a expectativa é que a nova direção realize um bom trabalho. “Acredito que a nova gestão será capaz de criar mais conselhos municipais e dar um respaldo para os deficientes do interior, através de políticas para a educação e de maior acesso ao mercado de trabalho a partir da conscientização de organizações empregadoras”, afirmou.
Avanço
No último dia 3 de março, o governador do Estado, Marcelo Déda, sancionou a lei de nº 6.876 que institui o dia 26 de setembro de cada ano como o Dia Estadual do Deficiente Auditivo. A data comemorativa deverá servir para promover atividades que permitam uma ampla reflexão sobre a condição de vida do deficiente auditivo, possibilitando que ele tenha mais inserção social e política.
Presenças
Participaram na cerimônia de posse os representantes da Procuradoria do Trabalho, das secretarias de Estado da Saúde (SES), e da Justiça e Cidadania (Sejuc), do Instituto Federal de Tecnologia e Ciência de Sergipe, do Centro de Atenção à Saúde, da Associação de Deficientes Visuais, Universidade Federal de Sergipe e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aracaju.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência empossa novos dirigentes – Everton Vieira
- atual vicepresidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Aracaju