Conselho de Desenvolvimento Industrial reúne-se para conhecer propostas para a PDP sergipana
Mais um passo dado para a conclusão da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Durante esta terça-feira, 11, representantes do governo estadual, da Federação das Indústrias de Sergipe (Fies) e de diversas instituições locais e nacionais estiveram reunidos para apresentar ao Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) as demandas propostas na PDP para os próximos quatro anos. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), sob a coordenação da Rede Nacional de Agentes de Política Industrial (Renapi), órgão da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), responsável por orientar os Estados na montagem dessa ação.
Ao iniciar o evento, Zeca da Silva, secretário da Sedetec, fez questão de destacar o objetivo principal da PDP e lembrar que o documento foi elaborado com base em várias opiniões, ouvindo principalmente os empresários locais. “A meta dessa iniciativa é desenvolver a competitividade e a capacidade da estrutura produtiva de longo prazo da economia, com maior transversalidade, integrando os instrumentos e políticas existentes no Estado. Vale ressaltar que todas as propostas foram elaboradas coletivamente e de forma organizada. Todos foram personagens importantes para o processo de construção desse Sistema de Planejamento do Estado, já que é justamente nesse ano que teremos a elaboração do Plano Plurianual”, afirmou.
Além da Sedetec, participaram das discussões para a preparação da Política de Desenvolvimento Produtivo, técnicos da Codise, Fapitec, SergipeTec, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Fies, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural de Sergipe e Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Entre os desafios apontados na construção da PDP de Sergipe estão o de ampliar o nível de investimento produtivo, a oferta de mão-de-obra qualificada, elevar as exportações da estrutura produtiva e fortalecer as micro e pequenas empresas sergipanas.
Jackson Barreto, vice-governador do Estado, prestigiou o encontro. Ele fez uma avaliação do trabalho que está sendo desenvolvido para que a PDP seja implantada e parabenizou todos os seus executores. “O que está se discutindo aqui é um processo de aprofundamento da industrialização de Sergipe, debatendo metas de como fazer para transformar o Estado cada vez mais competitivo, onde as empresas se sintam à vontade para se estabelecer. É muito bom saber que o trabalho foi feito em conjunto. Hoje, a palavra de ordem chama-se parceria. Nada anda e não funciona se o poder público e a área privada não caminharem juntos, porque os objetivos são comuns. Felicito o excelente trabalho da Sedetec e da Federação das Indústrias”.
Segundo Paulo Lacerda, coordenador da Renapi, a novidade desse processo de implantação da PDP em Sergipe não é a metodologia, porque ela já é conhecida. “O diferencial é que o documento foi preparado em parceria, ou seja, são as secretarias do Estado junto com a Federação das Indústrias e outras entidades. Separado, os estados já faziam antes. Desde o começo que temos incentivado essa forma de trabalhar. Hoje estamos realizando a última etapa antes do lançamento da PDP, que é a apresentação para o CDI, que é quem vai fazer o acompanhamento e o monitoramento de todas as ações e os indicadores previstos na política”, disse.
Ainda durante sua fala, Paulo Lacerda ressaltou o fato de Sergipe ser o primeiro Estado do Nordeste e o terceiro do país a elaborar uma política alinhada com suas próprias demandas que servirá de diretriz às ações que buscam o desenvolvimento produtivo local. “Aqui está bem adiantado, só fica atrás para Minas Gerais e Paraná. E ainda com a vantagem de que o processo sucessório eleitoral não teve descontinuidade nesse grupo de trabalho e em outros estados teve esse problema”, explicou o coordenador da Renapi, informando que a data prevista para lançamento da PDP será no Dia da Indústria, 25 de maio, durante a abertura da Feira da Indústria e Inovação Tecnológica (Fitec), em Aracaju.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Conselho de Desenvolvimento Industrial reúnese para conhecer propostas para a PDP sergipana – Fotos: Jairo Andrade/Sedetec