[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), promoveu nesta quinta-feira, 6, um encontro com atores do sistema de garantia de direitos infanto-juvenis. O evento teve como objetivo realizar um planejamento estratégico e traçar uma avaliação das atribuições do Conselho. A reunião acontece até sexta-feira, 7, no Hotel da Costa, na Orla de Atalaia.

De acordo com o presidente do Cedca, Danival Falcão, um dos temas em debate é a funcionalidade do regimento interno do Conselho. “Pretendemos fazer um diagnóstico da competência do Conselho Estadual e, nessa perspectiva, fazer uma avaliação interna sobre as atribuições do Conselho. Entre os eixos temáticos, trabalharemos o regimento interno do Cedca e as propostas aprovadas na Conferência Estadual dos Direitos da Criança, que aconteceu no ano passado”, explica o presidente.

Falcão ressalta que, durante a reunião, também serão abordados os eixos de promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente. “Vamos pensar nos trabalhos das instituições de acolhimento, unidades de internação, meninos e meninas em situação de rua, além da questão do abuso e exploração sexual da criança e adolescente”, destaca Danival.

Para a especialista em planejamento estratégico e facilitadora do evento, a assistente social Cristina Ferreira, o plano do Conselho mostra de forma clara a intenção de aprimorar as ações. “Esse evento demonstra um grau de maturidade muito grande do Conselho, num espaço democrático e de construção coletiva, que só tem a qualificar a intervenção dos atores que estiverem envolvidos aqui”, aponta Cristina Ferreira.

Para a representante da Seides no Conselho Estadual, Cláudia Itatiane Cardoso, os encontros do Cedca são fundamentais para o desenvolvimento consistente da política de proteção aos direitos de crianças e adolescentes em Sergipe. “Essas reuniões são importantes para aperfeiçoar o trabalho. O conselho é vinculado administrativamente à Seides, e por isso, a representação da secretaria é essencial nestes encontros”, ressalta Cláudia.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.