Consed realiza reunião em Sergipe e discute educação de jovens e adultos
A 1ª Reunião Ordinária de 2010 do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed), que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 25, no Quality Hotel, em Aracaju, prossegue até esta sexta-feira, 26, debatendo a Educação de Jovens e Adultos. Secretários e representantes de secretarias da Educação de todo o país participam do evento. A reunião teve sua abertura realizada pela presidente do Consed, professora Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde, juntamente com o secretário de Educação de Sergipe, professor José Fernandes de Lima, e o representante do MEC, André Lázaro.
Na ocasião, a presidente do Consed e secretária de Estado da Educação do Paraná, Yvelise Freitas, ressaltou os desafios para a realização do encontro. “Passamos por um momento que antecede mudanças políticas nos estados, pois muitos secretários estão saindo dos seus cargos para concorrer a algum mandato. Agradecemos ao governo de Sergipe e ao professor Lima pela gentileza em colocar o estado à disposição do conselho”, disse.
O representante do MEC, André Lázaro, apontou alguns desafios da educação, reforçando que esse encontro do Consed é um registro desses desafios. “Essas reuniões poderão ajudar também para que a agenda da Educação possa constar na pauta das disputas eleitorais que se darão em todo o país”, afirmou.
Entrega simbólica
Logo após a abertura, o secretário substituto da Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Paulo Rezende, fez uma entrega simbólica do Referencial Curricular, um documento que serve para nortear a educação em todo o estado. “Depois de anos de luta, a gente consegue tornar público o nosso Referencial Curricular. Esse documento também será entregue a todas as Secretarias de Educação do país”, disse.
Ações em Sergipe
O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, fez a primeira apresentação do dia. Ele explanou sobre as ações do governo de Sergipe para melhorar a educação no estado. Gestão Integrada para uma Educação de Qualidade foi o tema abordado pelo secretário sergipano. Durante 40 minutos, ele elencou as ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). Professor Lima disse que foi preciso executar um trabalho minucioso de levantamento de dados para definir os requisitos necessários para a execução de projetos.
O professor Lima informou que, para garantir o andamento dos serviços prestados pela Secretaria da Educação, equipes de assessores passaram a destrinchar o Plano de Desenvolvimento da Educação de Sergipe, uma espécie de plano interno de governo. “A partir daí, montamos o Sistema de Gestão Integrada (SGE), o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), o Sistema de Administração de Pessoal (SAP), e estamos desenvolvendo o Sistema de Acompanhamento da Estrutura Física das Escolas”, ressaltou.
“Com estes sistemas funcionando, teremos a capacidade de analisar a educação do nosso estado como um todo. Ai, sim, saberemos direcionar as ações, de forma a atingir as nossas metas e atender as expectativas da sociedade. Estamos andando, e a sociedade já enxerga isso através dos resultados alcançados com a alfabetização de jovens e adultos, por meio do Programa Sergipe Alfabetizado”, revelou.
O secretário citou ainda a aprovação dos alunos da rede pública no vestibular, através do programa Pré-Universitário da Seed, sem levar em consideração o sistema de cotas. “Também estamos levando qualidade de vida aos nossos servidores por meio da Rede Qualivida, um programa coordenado pelo Departamento de Recursos Humanos Estratégico”, finalizou.
Panorama pela Ação Educativa
Dentro do tema a ser debatido nesta reunião, o coordenador geral da Ação Educativa, Sérgio Haddad, apresentou, ainda pela manhã, um panorama da educação de Jovens e Adultos no Brasil, seguido de um debate. O professor Haddad ressaltou que, apesar de o acesso à educação ser um direito humano, ainda existe no país um número muito grande de pessoas com baixa escolaridade ou que nunca frequentaram a escola.
Desenvolvimento da Educação
Os trabalhos da manhã foram encerrados com a palestra do representante do Ministério da Educação (MEC), o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Lázaro. Ele abordou os desafios e a agenda de compromissos para o desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil.
André Lázaro aproveitou a ocasião para fazer uma proposta a todos os secretários presentes. “Estamos num ano eleitoral. Queria pedir que essa agenda da EJA frequente o debate eleitoral nos estados. As respostas que cada partido der irão enriquecer as políticas de educação de jovens e adultos no país “, afirmou.
O secretário fez também uma demonstração de dados estatísticos sobre o cenário da EJA no país, mostrando como está a taxa de atendimento dessa modalidade de ensino no Brasil. No que se refere a alfabetização, ele disse que são atendidos 10,8% desse público. No primeiro segmento, que vai da primeira à quarta série são atendidos 7,3%. No segundo segmento, que compreende da quinta a oitava série, são atendidos 6,5%. No ensino médio são 7,9%. “Nossa meta para 2010 é atender a mais de dois milhões de alfabetizados”, afirmou.
A programação continuou à tarde com a apresentação do Programa Projovem Integrado Urbano e Campo e a política pedagógica para os jovens de 15 a 17 anos. Também foram apresentados os programas Procampo, Projea e Escola Ativa, Olimpíada da Língua Portuguesa e o Encontro Regional do Livro e Leitura do Mato Grosso do Sul.
Sexta-feira
Os trabalhos recomeçam na sexta, às 9h. No último dia da Reunião Ordinária os membros dos Consed vão discutir as Estratégias de Educação do Banco Mundial para a América Latina, tema a ser explanado pela representante do Banco Mundial, Bárbara Bruns. Também será apresentado Pacto Nacional pela Educação Brasileira, pela presidente do Conselho, Yvelise Freitas. Todas as palestras serão seguidas de debates.
Ainda faz parte da programação da sexta-feira a apresentação do Projeto Liderança pelo diretor de Projetos e Parcerias do Conselho Britânico, Pedro Hagel e a apresentação do relatório da Junta Fiscal e da Proposta de Orçamento para 2010, pela Secretaria da Educação e representante da Junta Fiscal/Consed, Bianca Braga e pela secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa. A reunião será encerrada com discussões de assuntos de interesses do fórum.
- Consed realiza reunião em Sergipe e discute educação de jovens e adultos – Fotos:Juarez Silveira/Seed