Conferências Territoriais da Criança e do Adolescente começam na próxima 2 ª
A partir da próxima segunda-feira (14), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sergipe (Cedca-SE) realizará as Conferências Territoriais e Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. As etapas são preparatórias para a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente que acontecerá entre 11 e 14 de julho de 2012, em Brasília (DF).
Este ano o objetivo geral é continuar mobilizando grupos que constituem o sistema de garantia de direitos da infância e da juventude, e a população em geral para implementação e monitoramento, portanto, da política e do Plano Decenal.
Para o presidente do Cedca, Danival Falcão, as Conferências são momentos estratégicos para conhecer e avaliar as realidades dos municípios. “Não queremos classificar quem é melhor e quem é pior. O objetivo é identificar onde é necessário melhorar e o que é necessário fazer para melhorar. Por isso, a participação de todas as instituições e entidades envolvidas com a causa da criança e do adolescente é de extrema importância. A responsabilidade é de todos”, afirma Falcão.
A novidade deste ano é a cobertura educomunicativa que será realizada por adolescentes nas Conferências Estadual e Nacional. Será oferecida a 18 jovens sergipanos uma oficina de planejamento e das linguagens texto, áudio, vídeo e fotografia, que serão apresentadas nos formatos de jornal mural, tv de bolso, fanzine, programetes de rádio, exposição e site/blog. Dois ainda irão a Brasília para fazer parte do grupo de crianças e adolescentes que farão a cobertura Nacional.
As etapas Territoriais acontecerão de 14 a 17 de maio e de 21 a 24 de maio. De 29 a 31 de maio será a vez a etapa Estadual.
Mudança nas datas
No dia 19 de abril, a Comissão Organizadora da 9ª Conferência da Criança e do Adolescente de Sergipe realizou uma Reunião Ampliada com gestores das Secretarias Municipais de Assistência Social e presidentes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescentes no Auditório da Defesa Civil, na sede da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), para pactuar com os municípios a realização das Conferências Territoriais da Criança e do Adolescente.
Segundo a coordenadora da Comissão, Andrea Figueiredo Fernandes, a convocação da reunião aconteceu devido ao atraso no processo licitatório das Conferências Territoriais e Estadual. Na reunião foram definidas as novas datas das etapas Territoriais. As datas da realização da Estadual não foram alteradas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Conferências Territoriais da Criança e do Adolescente começam na próxima 2 ª – Imagem: Divulgação