Conferências de Políticas para as Mulheres continuam acontecendo pelo interior do Estado
Na próxima segunda-feira, 29, municípios que compõem a região da grande Aracaju estarão promovendo, em Laranjeiras, a III Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres. A programação segue um cronograma definido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), a exemplo de como vem ocorrendo nos demais territórios de Sergipe. Nesta sexta feira, 26, a discussão acontece no território do Alto Sertão, em Porto da Folha.
Com exceção da capital, Aracaju, que fará sua III Conferência para aproximadamente mil mulheres no dia 31 de agosto, no Iate Clube, a conferência de Laranjeiras reunirá representantes dos municípios de Barra dos Coqueiros, Maruim, Santo Amaro das Brotas, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Riachuelo e Nossa Senhora do Socorro. Dela sairá 22 delegados, representando a população dos municípios envolvidos que é de 353.514 habitantes.
Programação
A programação da conferência de Laranjeiras terá início com o credenciamento dos participantes e apresentação cultural do Samba de Barreia pelas mulheres do povoado Mussuca. Em seguida, acontecerá a leitura do Regimento Interno e a apresentação do diagnóstico do Território da grande Aracaju pela coordenadora municipal de Políticas para as Mulheres de Itaporanga D’Ajuda, Jane Alves dos Santos.
A palestra desta conferência ficará sob a responsabilidade da promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo dos Direitos da Mulher, Giceli Mara Cavalcanti D’Avila Fontes. Ela explanará sobre o tema da III Conferência: Pela Construção da Igualdade, Fortalecimento da Autonomia e erradicação da Extrema Pobreza. A secretária de Políticas para as Mulheres, a assistente social Maria Teles, fará, na ocasião, uma exposição sobre os eixos temáticos. Em seguida, será promovido um debate.
No segundo período do dia, por volta das 13h30, a programação seguirá com os trabalhos de grupo. Serão discutidos os temas: autonomia econômica; enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; saúde, direitos sexuais e reprodutivos das mulheres e educação não sexista. Também serão apresentadas propostas, escolhidos os delegados e, por fim, haverá a entrega dos certificados.
Outras conferências
As Conferências Territoriais de Políticas para as Mulheres tiveram início dia 9 de agosto pela região do médio sertão sergipano. Nossa Senhora das Dores foi o município que sediou o evento. Nessa conferência foram escolhidos 16 delegados.
A segunda Conferência Territorial desta edição aconteceu, dia 16, no Leste Sergipano, em Carmópolis, quando foram eleitos 22 delegados. No dia 18 foi a vez do Baixo São Francisco realizar sua conferência. Desse território composto por 14 municípios, saíram também 22 delegados. A conferência foi realizada em Santana do São Francisco.
Ainda esta semana aconteceram Conferências de Políticas para as Mulheres no Território do Agreste Central, em Itabaiana e no Território Sul, em Estância.
Próximas
Tobias Barreto vai sediar a conferência do Território Centro Sul no dia 30 de agosto. A etapa regional será encerrada com a conferência da capital, no dia 31.
Etapas estadual e nacional
A Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro e contará com a presença da ministra Iriny Lopes, da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. Já no período de 12 a 14 de dezembro será realizada, em Brasília, a Conferência Nacional, que tem como objetivo discutir e elaborar políticas voltadas à construção da igualdade, tendo como perspectiva o fortalecimento da autonomia econômica, cultural e política das mulheres.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Conferências de Políticas para as Mulheres continuam acontecendo pelo interior do Estado – A coordenadora de Mulheres do município de Japaratuba
- Marilia Mesquita