[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dando continuidade à missão de fortalecer a política de Desenvolvimento Territorial, identificar as temáticas e investimentos com viabilidade de execução em escala territorial, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), realiza durante toda a quarta-feira, 6, no Centro de Convenções do município de Indiaroba, a Conferência Territorial do Sul Sergipano.

Com expressiva representatividade dos 11 municípios que fazem parte do Território do Sul Sergipano, a Conferência em Indiaroba – segundo município a sediar os eventos – segue a premissa de ampliar os espaços de discussão da política de desenvolvimento urbano no Estado e levar para a Conferência Estadual das Cidades que acontecerá no próximo dia 28, discussões e sugestões enquadradas na temática “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já”, eixo principal da Conferência Nacional das Cidades de 2013.  
   
Ante a abertura oficial, os participantes assistiram à apresentação cultural ‘Pout-Pourri’ Nordestino: A seca do sertão, encenada pelo grupo de idosos do município ‘Para viver não tem idade’, que ao som de clássicos da música brasileira, a exemplo de ‘Luar do Sertão’ e ‘Asa Branca’, retrataram a vida do sertanejo, sendo ovacionados pelo público.

Interatividade

Em sua fala de boas vindas, o anfitrião da Conferência no Sul Sergipano e prefeito de Indiaroba, José Leal, demonstrou satisfação em receber os participantes. “É com imenso orgulho que o nosso município acolhe os representantes dos municípios: delegados, parlamentares, gestores municipais e membros da sociedade, cujo propósito é um só, discutir melhorias para toda a Região”, declarou.

José Leal ressaltou o apoio do Governo do Estado na realização das Conferências e a necessidade dos gestores participarem ativamente. “Não temos como deixar de agradecer ao Governador Marcelo Déda por proporcionar toda estrutura para a realização de um evento desse porte. Quatro anos é pouco para cuidar de um município em situação ruim. É importante que os gestores despertem e participem de eventos dessa natureza a fim de que os municípios possam discutir com mais vontade as políticas sociais que muitas vezes são esquecidas por alguns gestores que não se importam com o bem estar dos seus moradores”, frisou.

O prefeito foi enfático ao destacar o apoio da Sedurb às prefeituras. “Todas as vezes que procuramos a secretária Lúcia Falcón fomos muito bem atendidos e orientados no tocante a elaboração meios para adquirir os pleitos que visam trazer melhorias para os municípios. Por isso os prefeitos e a sociedade devem priorizar a política de Governo”, afirmou.

Representando o município de Tomar do Geru, que compareceu com uma das maiores delegações, o técnico da Secretaria Municipal de Agricultura Rui Barbosa Leal, destacou o empenho do Governador Marcelo Deda. “Esse é um momento de construção para discutir os projetos em prol do progresso dos municípios e, com o apoio nunca visto antes, oferecido pelos Governos Estadual e Federal, que trabalham ostensivamente em prol de todo o povo brasileiro, Sergipe continuará se desenvolvendo em um ritmo acelerado”, enfatizou.

A prefeita do Município de Arauá, Ana Helena Andrade Costa, pediu a todos para rezarem uma oração pela recuperação do Governador Marcelo Déda, momento que, além de contar com a participação de todo o público, emocionou algumas pessoas.

O Deputado Estadual João Daniel fez questão de ressaltar a importância da secretária Lúcia Falcón no comando do desenvolvimento urbano de Sergipe. “Dra. Lúcia Falcón entende as ideias do Governador Marcelo Déda e tenta colocá-las em prática da maneira mais simples e coerente possível, dialogando com os gestores e viabilizando por meio da Sedurb benefícios que tem mudado a vida de toda a população sergipana”, avaliou.

Desenvolvimento do Estado

Representando a Secretária Estadual do Desenvolvimento Urbano, Maria Lúcia Falcón, o economista e Assessor Especial da Sedurb, Wellington Costa apresentou por meio de slides o diagnóstico do Território Sul Sergipano, destacando diversos indicadores, as ações do Governo do Estado em todos os municípios do Sul Sergipano e o quanto as conferências são essenciais para o progresso. “Desde o início da primeira gestão do Governador Marcelo Deda, a população teve voz e voto por meio das pré-conferências e conferências territoriais e municipais. As oito conferências territoriais que foram precedidas pelas municipais e que hoje acontece aqui servirão de etapas preparatórias para a Conferência Estadual, que, por sua vez culminarão na base para a Nacional”, explicou.

O coordenador das Conferências Territoriais, Rômulo Rodrigues, explicou sobre as mesas de discussões que seriam debatidas pelos participantes com foco nas temáticas: Transporte-Mobilidade; Oportunidade de crescimento da cidade; Governança e Participação; Desenvolvimento Urbano e Políticas Sociais; e seriam explanadas e discutidas durante o decorrer do dia e levadas a plenário no final da tarde, encerrando a Conferência.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.