Conferência Livre Estadual de Educação Profissional será na sexta,13
A Conferência Livre Estadual de Educação Profissional, que é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação, será realizada na próxima sexta-feira, 13. O evento acontecerá no auditório do SENAC, a partir das 8h30, e faz parte de uma série de conferências que serão realizadas pelo Fórum Estadual de Educação.
Durante a conferência serão debatidos os temas do Eixo III do documento referência da CONAE/2014: educação, trabalho e desenvolvimento sustentável, cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente. O evento será aberto pelo coordenador geral do Fórum Estadual de Educação, professor Manuel Alves do Prado Neto, que fará a apresentação da CONAE 2014.
Às 9h30 serão iniciadas as conferências. A primeira terá como tema “PNE e a Educação Profissional” e será ministrada pela professora Simone Valdete dos Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Às 10h20 será a vez de debater o tema “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável, Ciência, Tecnologia e Inovação”, com o professor Ítalo de Lima Machado (SENAI/DN).
Às 10h50, haverá a palestra sobre “Formação do Trabalhador de Educação Profissional”, ministrada pelo professor Paulo do Eirado (SENAC-SE). A mesa de debates será coordenada pelo professor Ronaldo Linhares, da Secretaria de Estado da Educação.
Fórum Estadual de Educação
Esse conjunto de eventos está sob a coordenação do Fórum Estadual de Educação, entidade permanente criada por decreto governamental em 2011 e instalado em janeiro deste ano. Os fóruns de educação estão sendo criados por cada ente federativo em atendimento às deliberações da Conferência Nacional de Educação realizada em 2010.
Em Sergipe, como sugerem as diretrizes nacionais, ele está vinculado ao gabinete do secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, todavia, é uma instituição autônoma e composta por representações dos diversos segmentos do poder público constituído e da sociedade civil organizada. Suas principais tarefas são construir o projeto do Plano Estadual de Educação, coordenar, a cada quatro anos, as conferências de educação e acompanhar a execução das políticas públicas de educação.