Conferência Estadual de Saúde discute reforma sanitária em Sergipe
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai promover na próxima sexta-feira, 26, e no sábado, 27, a 4ª Conferência Estadual de Saúde (Confesa), com o tema ‘A Reforma Sanitária de Sergipe’. O encontro será realizado no Hotel Fazenda Boa Luz, em Laranjeiras, e contará com 444 delegados, entre os quais usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe, trabalhadores da saúde, gestores estaduais e municipais de saúde, membros das prestadoras de serviço, bem como representantes do Governo Federal.
De acordo com Mônica Sampaio, secretária-adjunta de Estado da Saúde e coordenadora da Conferência, o encontro vai reunir as pessoas que compõem a organização do SUS no estado para pactuar as políticas de saúde. "A Conferência Estadual é o espaço de debates e decisões para definir, juntamente com representantes da população, as ações que farão parte do projeto de saúde do Estado durante os próximos anos", explicou Mônica.
As pautas de discussão estarão divididas em três eixos para debater as ações da Atenção Básica, Saúde Mental, Promoção e Vigilância à Saúde; Atenção Hospitalar e Especializada, Urgência e Emergência e Assistência Farmacêutica; e o Desenvolvimento Institucional e Educação Permanente dos Trabalhadores da Saúde e Gestão de Sistemas.
O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, três representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Antônio Alves de Souza, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, participarão da abertura oficial do evento, a partir das 20h da sexta-feira, 26.
"Além de definir as diretrizes da política de saúde, a Conferência também vai eleger os 28 delegados que representarão Sergipe na Conferência Nacional, a ser realizada em novembro", informou Mônica Sampaio. Ela acrescentou ainda que um relatório com todas as definições extraídas da Confesa será confeccionado ao final do evento. O documento será encaminhado ao Conselho Nacional de Saúde e à 13ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, de 14 a 18 de novembro.
Internet
Para dar mais transparência à realização da 4ª Conferência Estadual de Saúde, a Secretaria de Estado preparou uma área específica em seu sítio na internet para explicar de forma detalhada o tema deste ano, os eixos de discussão e critérios de participação no evento, entre outros pontos. Constam também na área virtual os contatos da organização da Confesa para esclarecer quaisquer dúvidas.
Programação da 4ª Confesa
Dia 26 de outubro (sexta-feira)
A partir das 14h – Credenciamento
15h30min – Leitura do Regimento
20h – Abertura solene
Dia 27 de outubro (sábado)
8h – Painéis de debate referente aos três eixos temáticos citados
10h – Grupos de discussão
14h – Plenária final
- Conferência Estadual de Saúde discute reforma sanitária em Sergipe – Clique para ampliar