Conferência do PPA Participativo chega ao Centro Sul Sergipano
O Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), realizou durante esta quinta-feira, 9, a Conferência do Plano Plurianual Participativo, que busca consolidar os programas, projetos e ações propostas pelo Governo, para a elaboração do PPA do Estado de Sergipe.
“Essa é a quarta conferência, que quando observamos os delegados nos sentimos felizes em ver feições conhecidas que acreditam no processo desde 2007. Isso é o que fortalece o processo e agora contribui mais uma vez para o PPA”, disse Ana Cristina Prado Dias, secretária adjunta de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, falou que adotou em seu município a ideia do governador Marcelo Déda. “A forma inovadora deu certo e trouxe frutos para todos 75 municípios de Sergipe. A parceria entre governo e prefeitura só nós fortalece cada vez mais e faz de Sergipe um Estado mais desenvolvido”, ponderou o prefeito.
O presidente da Cohidro, Mardoqueu Bondano, participou das atividades e ressaltou para os delegados a importância da participação dos delegados no processo democrático de participação popular.”É a hora dos delegados falarem todas as necessidades e prioridades e validarem o que já foi feito para conseguir construir um PPA mais forte, mais perto da sua realidade”, explicou Mardoqueu.
As ações desenvolvidas pelo Governo do Estado, também foi elencada pela representante do Superintendente de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Michele Oliveira. “Temos que mostrar os resultados das conferências, pois esses delegados desde 2007 mostraram quais seus problemas, suas prioridades e hoje podemos mostrar grandes obras em todos os territórios Sergipanos”, pontuou Michele Oliveira.
Os eixos temáticos como desenvolvimento social e afirmação da cidadania, além da infraestrutura produtiva e logística e o desenvolvimento econômico dividiram as salas de debates. “Dentro dos grupos, os técnicos das secretarias de Estado referentes àqueles temas, ficam orientando nas proposituras das iniciativas e esclarecendo possíveis dúvidas dos delegados”, esclareceu Fernanda Cruz, diretora de Planejamento Participativo da Seplag.
O delegado do município de Riachão do Dantas, George Santos, disse que além de grandes obras como o hospital regional, e o centro empresarial que esta sendo construído, o território busca mais desenvolvimento e, é acreditando nesse processo que todos delegados devem dar continuidade nas suas intervenções”, pontuou o delegado.
Delegados dos municípios de Lagarto, Simão Dias, Poço Verde, Tobias Barreto e Riachão do Dantas, passaram o dia dialogando e dando subsídios para o Governo para a elaboração do Plano Plurianual 2012-2015.
PPA Participativo
O PPA Participativo é uma estratégia utilizada pelo governo para apresentar à sociedade suas diretrizes estratégicas e ouvir o que a sociedade tem a dizer, quais são as suas necessidades, seus problemas, suas prioridades e sugestões. O produto dessas conferências se concretizará no Plano Plurianual 2012-2015 que será encaminhado à Assembléia Legislativa até o dia 30 de setembro.
A próxima conferência acontecerá no Sul Sergipano, em Estância no dia 14 de junho. Quem quiser contribuir para o PPA Participativo, é só entrar no site www.seplag.se.gov.br/ppaparticiptivo e dar sua contribuição.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Conferência do PPA Participativo chega ao Centro Sul Sergipano –