Condutores de veículos do Samu 192 Sergipe passarão por qualificação
Cerca de 300 profissionais que conduzem veículos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) participarão de um curso ministrado nos próximos dias 9 e 10, das 8h às 18h, no auditório do Sest Senat, por instrutores credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A iniciativa é da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), órgão gerenciador do Samu 192 Sergipe, em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa).
O curso para condutores de veículos de emergência, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é obrigatório para todo motorista que trabalha com tais automóveis. Em Sergipe, a ação se concretiza com base no Plano de Educação Permanente da FHS, construído a partir das demandas das unidades alinhadas à Política Nacional de Humanização (PNH).
De acordo com o superintendente do Samu 192 Sergipe, Leonardo Coelho, o principal objetivo do curso é qualificar os profissionais que conduzem as unidades móveis de atendimento do Samu 192 Sergipe, de forma a sensibilizá-los para o cumprimento de requisitos exigidos pelo CTB no tocante à condução de veículos de emergência.
“Os condutores aprovados ainda receberão certificação e terão o registro na Carteira de Habilitação, sendo que tais requisitos serão exigidos aos futuros ocupantes dos referidos cargos antes mesmo da aprovação em concurso. Teremos profissionais ainda mais habilitados para executar os atendimentos”, garantiu o superintendente.
Serão formadas dez turmas compostas por condutores que atuam nas regiões metropolitanas norte e sul de Sergipe, além de outros atuantes das regionais Capela, Itabaiana, Lagarto, Estância, Nossa Senhora da Glória e Propriá. “Num total de 50 horas, serão discutidos aspectos relacionados à Legislação de Trânsito, direção defensiva, respeito ao meio ambiente e convívio social, noções de primeiros socorros e relacionamento interpessoal”, declarou o gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu 192 Sergipe), Ronei Melo.
- Condutores de veículos do Samu 192 Sergipe passarão por qualificação – Fotos: Marcio Dantas/FHS