[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe contarão em 2008 com uma das turmas mais disputadas de todos os tempos para o Curso de Formação de Oficiais. A concorrência do concurso para acesso às carreiras de oficial das duas intituições foi a maior da história, acima de todos os cursos do Vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A maior disputa ficará para a PM, com 47,2 candidatos por vaga entre os homens e 36,1 entre as mulheres.

A concorrência é superior inclusive ao curso de Medicina, tradicional campeão de concorrência e que registrou 19,5 candidatos por vaga. O mesmo acontece para os Bombeiros, cuja concorrência masculina ficou em 20,6 e a feminina, exatos 14 – ambas maiores que a de Direito, com 12,7 – segunda maior procura entre os cursos da UFS. O resultado foi divulgado na tarde de ontem, 6, pela Comissão do Concurso Vestibular da UFS, instituição escolhida pelo Governo de Sergipe para organizar o Concurso para Oficial da PM e do CBM.

Formação

Após todas as fases de seleção, que incluem testes intelectuais, físicos, médicos e psicológicos, os aprovados passarão por três anos de instrução em academias militares de outros Estados. Essas vagas são disponibilizadas pelas corporações co-irmãs e o destino de cada candidato é decidido através da classificação no concurso. Dentro dos quartéis-escola, os futuros comandantes terão aulas de liderança, administração, psicologia, ética, entre outras cadeiras.

As faculdades militares, algumas delas já reconhecidas pelo Ministério da Educação como de nível superior, ainda possuem extensas grades curriculares que compreende treinamento físico, primeiros-socorros, defesa pessoal, hierarquia e disciplina. Em turmas separadas, os cadetes bombeiros terão instruções de salvamento aquático, em alturas, combate ao fogo, enquanto os futuros comandantes policiais aprenderão sobre armamento e tiro, patrulhamento, prevenção e repressão de crimes.

"O objetivo é preparar esses jovens, cuja seleção está sendo rigorosíssima, para gerir da melhor forma possível as tropas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar em prol da tranquilidade da população. A grande procura por parte dos candidatos, muitos deles até de outros Estados, nos deixa animados, pois demonstra o interesse pelas nossas forças de segurança. Quem ganha com isso é Sergipe", afirmou o secretário da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto.

Prova

Os testes intelectuais serão realizados dentro do cronograma do vestibular 2008 da UFS, entre os dias 2 e 5 de dezembro, abrangendo todos os conteúdos do Ensino Médio, inclusive Redação. Os aprovados nesta fase passarão ainda por rigorosos exames físicos, psicológicos e de saúde geral, além de uma avaliação social, para averiguar a compatibilidade do candidato com a carreira policial militar.

Carreira

A carreira de oficial da PM e do CBM em Sergipe é de 30 anos de efetivo serviço, podendo o militar atuar dentro deste período em mais de 20 unidades diferentes das duas instituições. No caso da Polícia, as atividades vão desde o patrulhamento nas ruas da cidade até os grupamentos de operações especiais. No caso dos Bombeiros, os integrantes fazem tanto o combate literal ao fogo como o resgate de vítimas, seja de incêndios, acidentes ou afogamentos.

Clique aqui para ler o edital

Clique aqui para ver a relação da concorrência

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.