Concentração e expectativas marcam 1º dia do Torneio de Educação Matemática
A manhã desta quarta-feira, 10, para 460 alunos da rede estadual de ensino, foi de bastante concentração e expectativa. É que eles estão participando do I Torneio de Educação Matemática da Rede Pública Estadual. A competição teve início às 9h, no Clube do Trabalhador. Alunos de todas as diretorias regionais de educação participaram desse grande evento, respondendo a questões de matemática elaboradas pelo Departamento de Matemática da Universidade Tiradentes (Unit). O torneio é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Universidade Tiradentes (Unit).
Os estudantes e professores do 9º ano do ensino fundamental foram distribuídos em 116 equipes com quatro componentes, que resolveram questões focadas na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O torneio tem como objetivos revelar talentos, contribuir para a melhoria do ensino de matemática e mobilizar alunos e professores para a Prova Brasil.
Para o coordenador do Torneio, professor Wellington Menezes, a expectativa foi atingida ao registrar a inscrição de 460 alunos e 50 professores participantes. A professora Izabel Ladeira, diretora do Departamento de Educação da Seed, destacou a importância da mobilização dos alunos para a Prova Brasil. “Estamos utilizando este torneio como forma de incentivar ainda mais nossos alunos e prepará-los para a Prova Brasil, que irá acontecer de 11 a 21 de dezembro. Queremos que eles estejam mais familiarizados com a metodologia que será utilizada na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, enfatiza a diretora.
O torneio é dividido em quatro etapas. A primeira seletiva, que ocorre hoje, é para a categoria A, destinada aos alunos. Já a categoria B, voltada para os professores, será no dia 14 de agosto. Nesse dia também haverá a etapa classificatória para os alunos. A semifinal acontecerá no dia 11 de setembro e a final no dia 9 de outubro para professores e alunos.
Serão premiados com tablet, smartphone e máquina fotográfica os alunos e professores que conquistarem os primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente. Os alunos que conquistarem o quarto e o quinto lugares ganharão jogos educativos.
Matemática e cotidiano
“Estamos muito felizes com a participação das escolas. Iniciamos com as oficinas com os professores. Sabemos como a matemática até hoje é temida por muitos alunos. Estamos buscando uma forma de colocar a matemática no cotidiano desses alunos. A educação matemática está sendo destacada neste evento e durante todas as ações da Seed”, ressalta a professora Joniely Cheyenne Cruz, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Avaliação da Seed (NEPA).
Estímulo
Para o professor Fernando Mendes de Souza, da Escola Estadual José Carvalho Déda, localizada no município de Simão Dias, o incentivo à matemática é o maior resultado que estamos tendo. “Os alunos estão estudando mais e, apesar de ser uma competição, vejo que eles estão descobrindo outro lado da matemática; uma matemática que pode ser aplicada ao dia a dia”, disse o professor.
Já sua aluna Thaislane Trindade, 16 anos, disse estar extremamente motivada para participar do Torneio. “É a primeira competição de que participo. Eu e meus colegas estamos superanimados. Estudamos bastante e esperamos obter êxito nesta competição”, falou.
Karine Alves de Jesus, 14 anos, estudante do Colégio Estadual Eduardo Silveira, localizado no município de Itabaiana, empolgada com o torneio, destacou o esforço dos professores em motivá-la a participar. “Para falar a verdade, a matemática não é das minhas disciplinas preferidas. Apesar disso, gosto da iniciativa e da oportunidade de testar meu conhecimento”, informou.
O estudante Marcos Chagas, 16 anos, da Escola Estadual Vicente Machado, localizada no município de Itabaiana, está confiante na vitória, assim como Bianca Português, 13 anos, estudante da Escola Estadual Cônego Filadelfo Oliveira, localizada no município de Laranjeiras. Elas foram selecionadas pelas suas unidades de ensino por conseguirem as melhores médias na disciplina matemática. “É um orgulho para mim estar representando a Escola Estadual Cônego Filade lfo Oliveira”, disse a aluna Bianca.
- Concentração e expectativas marcam 1º dia do Torneio de Educação Matemática –