[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Construir uma biblioteca e um auditório, realizar um concurso para servidor e repensar o modelo de avaliação curricular, a fim de dinamizar o programa Horas de Estudo. Essas foram as principais prioridades selecionadas na plenária realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama da Silva, no bairro Santa Maria, ocorrida no sábado, dia 2.
Para que fosse possível esse resultado satisfatório, professores, pais de alunos, alunos e representantes do Conselho Escolar se reuniram com os técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para esclarecimentos sobre a meta do projeto PEPE – Planejamento Estratégico e Participativo da Educação. A partir do envolvimento da comunidade, os representantes foram divididos em três grupos. Cada um apresentou os principais problemas em suas concepções e, finalmente, foram condensadas as quatro principais metas para a elaboração do Orçamento e do Plano de Ação do ano de 2004.
“Para que os filhos dos trabalhadores ocupem seu espaço, é preciso estabelecer discussões como essa, que condizem com sua classe social e prova a vontade de estudar de toda a criança e jovem desse país”, afirmou a secretária de Educação da Prefeitura de Aracaju, Rosangela Santana, que discutiu com os representantes as necessidades da EMEF Laonte Gama e avaliou como positiva a interação da comunidade.

Processo de Implantação do PEPE

Na segunda-feira, dia 4, as plenárias do PEPE também surtiram resultados satisfatórios. Pela manhã, a reunião aconteceu na EMEF Professor Nunes Mendonça, localizada no bairro Coroa do Meio. Divididos em dois grupos, os representantes da escola – corpo discente e comunidade -, aliados aos esclarecimentos dos técnicos da Semed, definiram as cinco metas para a construção do projeto de trabalho pedagógico e estrutural da escola: Implantar espaços de leitura e informática, além de atividades culturais; Capacitar os professores de 1ª à 4ª séries; Suprir a escola com material humano, didático e de apoio permanente ao processo pedagógico; Implantar programas sócio-educativos, que envolvam a escola e a comunidade, e tempo integral de aulas.
À tarde, às 14h, mais de 80 pessoas se reuniram na EMEF Professor Diomedes Santos Silva, no bairro Santa Maria, propensas a contribuir para o desenvolvimento acadêmico da escola. Após a discussão dos problemas pedagógicos e administrativos da instituição e a apresentação dos indicadores de evasão, admissão, permanência e transferência estudantil, feitos pela secretária Rosangela Santana e os técnicos da Semed, três grupos de representantes foram formados. Em meia hora, os cinco principais pontos convergentes entre os grupos foram selecionados: Construir uma nova escola, adequada e definitiva, para atender a demanda da comunidade; Melhorar a estrutura física da escola atual, ou seja, restaurar a instalação hidráulica e elétrica; Adquirir material didático pedagógico e permanente (televisão, vídeo cassete, etc) para atender todos os projetos desenvolvidos na instituição; Definir uma política de recursos humanos definitiva, acabando a rotatividade dos educadores, e; Aumentar o fornecimento de merenda escolar, devido aos projetos complementares.
Esse pontos selecionados sustentaram o sorriso prolongado de Daniel Gomes da Silva, 9 anos, 2ª série, que, pouco antes da plenária iniciar, havia confessado desejar tanto que o chão da escola mudasse. “Está cheio de buracos. Veja, machuquei meu dedinho do pé aqui, na semana passada. Também queria que tudo fosse mais colorido”, confessou.
Para que as Escolas Municipais realmente obtenham resultados satisfatórios é preciso que toda a comunidade, e não apenas os especialistas em educação, se envolva com o planejamento desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. As plenárias democráticas, que serão realizadas durante o mês de agosto, só funcionarão com a ajuda daqueles que estão diretamente envolvidos com a educação na escola pública: pais, alunos, professores, coordenadores, serventes e todos aqueles que trabalham para o desenvolvimento educacional.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.