Comunidade quilombola visita Museu da Gente Sergipana nesta terça-feira, 24
O Museu da Gente Sergipana será aberto a partir das 9 horas desta terça-feira, 24, para a visita de um grupo de moradores do Mocambo, da cidade de Porto da Folha, a primeira comunidade quilombola sergipana reconhecida pela Fundação Palmares. A visita está sendo promovida pelo Instituto Banese, que administra o Museu da Gente. A ação faz parte dos eventos que estão sendo promovidos em Sergipe dentro das programações da edição 2013 do projeto ‘Primavera dos Museus’, que este ano tem como tema “Museus, Memória e Cultura Afro-Brasileira”.
A “Primavera dos Museus” é um projeto coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e as instituições museológicas do País. A visita do grupo quilombola de Mocambo ao Museu da Gente, segundo a direção do Instituto Banese, tem como objetivo ampliar o papel social do Museu numa ação de valorização e promoção do conhecimento e reflexão crítica acerca da realidade afrodescendente.
Após a visita, o grupo assistirá o curta-metragem “Caixa d’água – Qui-lombo é esse?”, documentário sobre a comunidade quilombola da Maloca, localizada em Aracaju. Em seguida, haverá uma roda de conversa com sua realizadora, a diretora Everlane Moraes, sobre os processos do registro audiovisual da memória coletiva. A ação conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania.
O curta-metragem
O documentário “Caixa D’água – Qui-lombo é esse?” relata, através de depoimentos de antigos moradores e de acervos fotográficos, a importância no âmbito cultural e histórico do bairro Getúlio Vargas localizado em Aracaju. A ênfase é dada à cultura negra e à presença do negro escravo e seus descendentes, resgatando assuntos relacionados às suas origens, oralidade e localização geográfica, mostrando que, apesar dessa comunidade existir em uma área urbana, ainda mantém muitos aspectos da vida em quilombo dos antigos negros escravos do Brasil.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Comunidade quilombola visita Museu da Gente Sergipana nesta terçafeira
- 24 – Museu da Gente Sergipana / Foto: Janaína Santos