[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O direito de todo pai é acompanhar seus filhos, seja em casa ou na escola. E para que a participação dos pais na vida escolar de seus filhos se torne cada vez mais efetiva, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu hoje à tarde, dia 11, a eleição do Conselho Escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Diomedes Santos Silva, localizada no bairro Santa Maria.

Desde a manhã de hoje, a partir das 8h, pais, professores e servidores da instituição se dirigiram à sala de coordenação para votar no representante do segmento que faz parte. “Essa escola nunca teve um conselho e nós estamos aqui votando para poder tentar ajudar de uma maneira melhor as nossas crianças. Para ver como é o tratamento com os alunos e acompanhá-los ainda mais”, afirma Eriel dos Santos, pai de um dos alunos da escola e candidato a representante do segmento dos pais.

Até o início da tarde de hoje, 97 pessoas (75 pais, 11 professores e nove alunos) já haviam contribuído para a evolução da prática na escola, votando em seu representante escolhido. O número de candidatos da escola seguiu a norma prescrita: 10 representantes do segmento do quadro de magistério, 5 do quadro de alunos, 8 dos pais e 1 dos servidores; um total de 24 candidatos.

Segundo a coordenadora geral da Escola Diomedes Santos Silva, Vera Lúcia dos Santos, o Conselho Escolar é extremamente importante por dividir a questão administrativa da escola com as pessoas diretamente atingidas por ela: os pais e os alunos. “Eu acho muito justo que eles participem efetivamente da coordenação da escola. A união irá ajudar muito, pois todos os problemas serão divididos e as soluções também”, conclui.

A implementação dessa prática democrática no desenvolvimento dos processos pedagógicos das Unidades de Ensino visa principalmente a participação dos pais no cotidiano escolar de seus filhos e a possibilidade dos coordenadores das escolas abrangerem seus conhecimentos sobre a particularidade de cada aluno. Esse órgão de natureza consultiva e fiscalizadora, relacionada a todos os segmentos participantes, é mais uma forma de levar os pais a terem conhecimento sobre o que é a escola em si, e sobre o que se tornará viável para a construção educacional das crianças de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.