[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a reunião do Orçamento Participativo, que aconteceu ontem, dia 19, na escola Laonte Gama, no bairro Santa Maria, os moradores foram informados sobre as obras que deverão ser executadas no período de 2002/2003. No bairro, em 2001, durante as rodadas de plenárias do Orçamento Participativo, ficaram definidas como prioritárias obras de saneamento básico, escola de ensino fundamental, posto de saúde, creche e a revitalização do canal Santa Maria. Essas foram as maiores carências apontadas pela própria população do bairro.
Com grandes áreas de ocupação sub normais, o Santa Maria é hoje um dos bairros mais problemáticos de Aracaju. Para mudar o quadro e transformá-lo num local aprazível, que possa oferecer melhores condições de vida, a Prefeitura de Aracaju determinou que seus técnicos idealizassem um projeto que pudesse oferecer, além das reivindicações solicitadas, uma política habitacional e implantação de programas sociais (unidades produtivas, cursos profissionalizantes e de geração de emprego e renda) e ambiental.
Após ouvir pessoas da comunidade, os delegados e o conselheiro do Orçamento Participativo, além de lideranças comunitárias, a Secretaria de Participação Popular em parceria com a Secretaria de Planejamento trabalhou com levantamentos, números e verificou carências. Diante do que foi visto, a PMA defendeu a implantação do programa Moradia Cidadã – Habitar Brasil/Bid no bairro Santa Maria.
A exemplo do que já ocorre no bairro Coroa do Maio, o Santa Maria deverá ser beneficiado com um projeto gigante que abrange, além da construção de moradias, uma série de obras importantes que deverá resgatar a cidadania da comunidade, valorizar os espaços públicos e garantir uma considerável transformação no aspecto físico do bairro e para a vida de seus moradores.
Reivindicadas durante as reuniões do Orçamento Participativo, algumas obras e serviços puderam ser executadas pela Prefeitura de Aracaju ainda no ano anterior. Escolas foram ampliadas, o que fez aumentar o número de matrículas, a quadra esportiva da Laonte Gama ganhou cobertura, o transporte coletivo melhorou consideravelmente a partir do aumento do número de ônibus e de linhas e brevemente um posto médico deverá ser concluído e entregue à comunidade.
Segundo o secretário Sílvio Santos, o Orçamento Participativo tem contribuído para a construção de uma nova cidade. “Conhecendo e ouvindo as reivindicações populares, direto nas comunidades, acreditamos que o nosso trabalho tenha uma importância maior. Esse é um dos maiores projetos de trabalho da administração municipal, é um sonho que nós estamos vendo tornar-se real”, afirmou o secretário de Participação Popular.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.