Comunidade do 18 do Forte define prioridades para a escola municipal Otília de Araújo Macedo
[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Aprender os princípios básicos do comportamento social, da formação do caráter e de sua personalidade é a função do estudante na escola, a fim de se tornar um elemento útil e fundamental na sociedade. Para que esse aprendizado se torne mais prazeroso, o envolvimento familiar é necessário. Pensando nisso, 78 pessoas, entre pais, alunos e comunidade escolar se reuniram esta semana, na EMEF Otília de Araújo Macedo, bairro 18 do Forte, para listar as necessidades prioritárias acerca do desenvolvimento escolar.
Após as declarações e esclarecimentos feitos pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os participantes da plenária do Planejamento Estratégico e Participativo da Educação (Pepe) foram divididos em dois grupos, dispostos em salas distintas. Eles também acompanharam a apresentação de diversos slides indicadores do desempenho escolar no Brasil entre os anos de 2000 e 2003. Na reunião, eles condensaram as principais metas que serão apresentadas na plenária final e constituíram o Plano de Ação 2004 com as seguintes demandas: 1. Ampliar o espaço físico da escola: construir refeitório, quadra esportiva, biblioteca, sala dos professores, secretaria, almoxarifado, etc, com a compra das duas casas vizinhas; 2. Adquirir equipamentos permanentes: máquina de datilografia, computador, móveis adequados para o pré-escolar, etc. e jogos educativos de acordo com a faixa etária do aluno; 3. Promover cursos de capacitação para os profissionais da escola, alunos e comunidade, como informática, metodologia do ensino, relações interpessoais, currículo e avaliação, parâmetros curriculares, projetos pedagógicos, curso de alfabetização, etc.; 4. Adquirir material didático que atenda a necessidade da escola, ou seja, que se mantenha diretamente proporcional ao número de matrículas e; 5. Manutenção geral da parte física (elétrico e hidráulico).
“A melhoria do ensino é fundamental. Não são apenas os bens materiais que resolverão os problemas educacionais, sabemos disso. A qualidade do ensino está ligada a diversas variáveis. Acima de tudo, os pais precisam ajudar os professores e valorizar a educação dentro de casa, participar efetivamente da construção da escola. Cobrando um do outro, de forma democrática, os resultados serão positivos”, adverte a professora Elba da Silva Rosa, uma das delegadas selecionadas para apresentar o resultado das discussões na EMEF Otília de Araújo, na plenária final do Pepe.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Após as declarações e esclarecimentos feitos pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), os participantes da plenária do Planejamento Estratégico e Participativo da Educação (Pepe) foram divididos em dois grupos, dispostos em salas distintas. Eles também acompanharam a apresentação de diversos slides indicadores do desempenho escolar no Brasil entre os anos de 2000 e 2003. Na reunião, eles condensaram as principais metas que serão apresentadas na plenária final e constituíram o Plano de Ação 2004 com as seguintes demandas: 1. Ampliar o espaço físico da escola: construir refeitório, quadra esportiva, biblioteca, sala dos professores, secretaria, almoxarifado, etc, com a compra das duas casas vizinhas; 2. Adquirir equipamentos permanentes: máquina de datilografia, computador, móveis adequados para o pré-escolar, etc. e jogos educativos de acordo com a faixa etária do aluno; 3. Promover cursos de capacitação para os profissionais da escola, alunos e comunidade, como informática, metodologia do ensino, relações interpessoais, currículo e avaliação, parâmetros curriculares, projetos pedagógicos, curso de alfabetização, etc.; 4. Adquirir material didático que atenda a necessidade da escola, ou seja, que se mantenha diretamente proporcional ao número de matrículas e; 5. Manutenção geral da parte física (elétrico e hidráulico).
“A melhoria do ensino é fundamental. Não são apenas os bens materiais que resolverão os problemas educacionais, sabemos disso. A qualidade do ensino está ligada a diversas variáveis. Acima de tudo, os pais precisam ajudar os professores e valorizar a educação dentro de casa, participar efetivamente da construção da escola. Cobrando um do outro, de forma democrática, os resultados serão positivos”, adverte a professora Elba da Silva Rosa, uma das delegadas selecionadas para apresentar o resultado das discussões na EMEF Otília de Araújo, na plenária final do Pepe.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]