Comitês comunitários das escolas de Aracaju são empossados
A diretora de Educação de Aracaju, professora Cleide Pessoa de Albuquerque, empossou simbolicamente na manhã desta quarta-feira, 5, os representantes dos Comitês Comunitários das 95 escolas estaduais vinculadas à Diretoria de Educação de Aracaju (DEA). O processo eleitoral para composição dos Comitês Comunitários aconteceu em todas as escolas do Estado, no último dia 27 de novembro, sob a inspeção da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) e do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase).
A diretora da DEA destacou que o Comitê Comunitário é um órgão que auxilia no desempenho e desenvolvimento das atividades administrativas e pedagógicas das escolas, tendo caráter jurídico, normativo e deliberativo, principalmente, em relação às áreas de gestão financeira e de manutenção das unidades.
Cleide Pessoa afirmou que os Comitês representam um momento de transição para a criação dos Conselhos Escolares, que serão implementados com a aprovação de Lei Complementar prevista no Plano de Carreira do Magistério Estadual. Essa Lei é um compromisso do Governo do Estado para deliberar o processo das eleições de diretores escolares da Rede Estadual.
Foram empossados, representando os demais Comitês Comunitários, os membros da entidade do Colégio Senador José Alves do Nascimento e da Escola Estadual General Valadão. As demais unidades receberam um termo de posse para efetivar os Comitês nos próprios estabelecimentos de ensino.
Cada comitê é constituído por sete representantes titulares e sete suplentes, com a participação de professores, funcionários, grêmio escolar, entidades sociais e pais de alunos. Todos integrantes têm direito à suplência, exceto o diretor. A função do comitê é auxiliar a direção escolar no gerenciamento, administração, prestação de contas e implantação de ações pedagógicas e sociais para implementação da gestão participativa e democrática nas escolas.
Participação
De acordo com a diretora do Colégio Estadual Senador José Alves do Nascimento, Juciene Maria dos Santos de Jesus, a democratização serve para que a escola adote medidas coletivas. A diretora da Escola Estadual Artur Fortes, Tereza Cristina Fontes de Carvalho, afirmou que toda direção escolar tem que ter o compromisso com os resultados dos comitês. "Com o comitê comunitário, as responsabilidades são assumidas por todos os envolvidos no processo educacional", disse ela, ressaltando que temas de interesse comum são discutidos na escola, visando à melhoria da qualidade do ensino.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Comitês comunitários das escolas de Aracaju são empossados – Foto: José Santana Filho/Educação