Comitê Quali-Huse apresenta manual de indicadores para Cealag
Compromisso com a qualidade hospitalar. Este foi o principal objetivo discutido em mais uma reunião do Comitê Quali-Huse, realizada no auditório do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), nesta segunda-feira, 16, com coordenadores, gerentes e o representante do Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (Cealag).
“A equipe é muito empenhada e está realizando o que a gente solicita. O comitê está montado e respondendo de forma satisfatória. Tudo isso se deve ao trabalho em conjunto”, declarou Wilson Reinhardt Filho, consultor da Cealag. Segundo ele, as equipes estão em diferentes velocidades, mas todas dentro do prazo estabelecido.
O centro foi contratado através de uma parceria entre a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), para consultoria, avaliação e delimitação de processos que norteiem a excelência no serviço oferecido ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado.
A Cealag contratou o programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). O CQH atua através de ferramentas baseadas no modelo de gestão da Fundação Nacional da Qualidade, que consideram em sua avaliação: perfil, liderança, clientes, sociedade, informações e conhecimentos, pessoas, processos e resultados como critérios de excelência.
O Huse receberá durante dois anos visitas periódicas do CQH, delimitando um prazo para as implantações práticas dos quesitos avaliados. O cronograma prevê reuniões de trabalho, com a participação do comitê formado por lideranças do hospital.
Reunião
As reuniões acontecem semanalmente com o comitê ampliado e o central, quando são discutidos os principais problemas do hospital e a busca de soluções para contribuir na melhoria do atendimento em saúde. De acordo com Iza Lobo, presidente do Comitê Quali-Huse, os coordenadores estão cumprindo as metas estabelecidas pela Cealag. “O pessoal tem trabalhado em equipe e vem desempenhando um bom resultado dentro do prazo esperado”, explica.
Durante a reunião, foram apresentados o manual de indicadores, (um guia para monitorar e avaliar a qualidade de importantes cuidados providos ao paciente e as atividades dos serviços de suporte), o projeto de pesquisa de satisfação do usuário e o projeto equipe Quali-Huse. Para o próximo dia 30, ficou estabelecido com o comitê, que será apresentado o planejamento estratégico.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Comitê QualiHuse apresenta manual de indicadores para Cealag – Fotos: Ascom/SES