[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Comitê Sergipano pelo Desarmamento e a Favor da Vida entregará ao secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, o relatório geral das ações de conscientização a favor do desarmamento que a Seed vai promover nas escolas públicas e aquelas que já foram desenvolvidas. O encontro será realizado na terça-feira, 11, às 11h, no auditório da Secretaria de Estado da Educação. Estarão presentes representantes de todas as instituições que fazem parte do comitê.

De acordo com a técnica pedagógica Maésia Vieira Brota, representante da Seed no comitê, foram diversas as ações realizadas pela Secretaria, como a participação na Ação Global, o trabalho de conscientização das pessoas com relação ao porte de armas, visitas de mobilização e conscientização nas delegacias para que delegados e agentes se somem à campanha, reuniões com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e debates dentro do comitê sobre como a Educação deve se colocar em relação à conscientização dos jovens sobre os perigos que a arma traz.

“A violência nas escolas é uma realidade. É necessário investir na formação dos professores e ter ações contínuas, de forma que a comunidade possa participar e entender que a escola pode ajudar a minimizar a violência”, disse Maésia Vieira, explicando que os professores precisam ter mais formação sobre questões como o bullying e o uso de drogas. “O comitê tem como princípio fundamental a prioridade na educação, pois só através dela poderemos minimizar a situação de violência”, afirmou.

Projeto

No relatório, além das ações já desenvolvidas, constará também o projeto que a Seed elaborou para executar nas escolas estaduais situadas nos bairros mais violentos. O comitê, através da Seed, vai fazer um trabalho de conscientização com os alunos e professores.

O projeto elaborado pela Seed prevê várias ações, como reunião de sensibilização com os diretores, coordenadores e professores. Além disso, levará às escolas apresentações teatrais para passar informações aos alunos sobre o tema, de forma lúdica. Será promovido também um concurso de redação sobre o desarmamento.

Segundo o coordenador do comitê em Sergipe, Fábio Costa, de acordo com os dados do Mapa da Violência, a faixa etária de pessoas que cometem homicídios é de 16 a 24 anos, justamente a idade dos alunos. É importante conscientizá-los a fim de que eles também sejam propagadores dessas informações para seus lares e suas famílias”.  Essas informações foram divulgadas em uma pesquisa do Instituto Sangari, órgão contratado pelo Ministério da Justiça.

Comitê

O Comitê Sergipano pelo Desarmamento e a Favor da Vida está instalado na estrutura da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania. Foi criado através do decreto governamental nº 28065, de 03/10/2001, com a missão de gerir a campanha pelo desarmamento e promover publicidade ao estatuto do desarmamento, além de criar postos civis de arrecadação de armas.

É formado por Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Defensoria Pública, Ministérios Públicos Estadual e Federal, OAB, Sedhuc, Secretaria da Justiça, SSP, Seed, Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social, UFS, TJ, Arquidiocese, Conselho da Comunidade da Execução Penal, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Federação dos Conselhos de Segurança Comunitária do Estado de Sergipe, Movimento Evangélico Progressista de Sergipe, Sesi, Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Sergipe, Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Sergipe, Sociedade Semear, União dos Ministros Evangélicos do Estado de Sergipe, Associação Integrada de Mulheres de Segurança Pública e Confederação das Associações de Moradores de Bairros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.