[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe (CBHRS) se reuniram na manhã desta terça-feira,14, para votação do novo presidente do comitê. Com o quórum de 16 membros representantes, metade e mais um dos 24 membros efetivos conforme cita o regimento interno do comitê, foi eleito como o mais novo presidente do CBHRS, o secretário de Meio Ambiente do município de Nossa Senhora de Socorro, Manoel Messias.

O evento acorreu na cidade de Itabaiana, no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com a desistência do ex-presidente do CBHRS, Edmilson Araújo, foi eleita ainda como atual secretária do Comitê, a funcionária da UFS do Campus Itabaiana, Márcia Silva Carvalho.

De acordo com Manoel Messias, é com a união de todos os integrantes do comitê, formado pela sociedade civil, poder público e usuários da água, que serão fortalecidas as iniciativas em torno das problemáticas existentes nos municípios sobre os recursos hídricos das cidades banhadas pela bacia do Sergipe. “Se todos se agruparem em função do comitê, ele ficará ricamente fortalecido”, aposta.

A Bacia do Rio Sergipe é composta por 26 municípios do Estado. Segundo Manoel Messias, as reuniões do Comitê serão itinerantes. “As faremos em municípios centrais, como nas cidades de Laranjeiras, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória. Sempre estivemos reunidos em Aracaju, mas para descentralizar as reuniões, vamos aos municípios mais próximos dos demais que compõem a bacia”, explicou.

As reuniões da bacia acontecem sempre com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), órgão responsável pela gestão de políticas públicas dos Recursos Hídricos de Sergipe.

Pauta

Também estiveram na pauta da reunião desta terça-feira, a leitura, discussão e aprovação da ata da última reunião do CBHRSE, ocorrida em setembro de 2010; a Eleição para membros para preenchimento de vagas para o Conselho Estadual dos Recursos Hídricos(Conerh), da Área de Preservação Ambiental Morro do Urubu (Apa Morro) e do Grupo de Trabalho(GT) , equipe a qual será voltada para estudar os projetos oriundos das reuniões do comitê.

Na oportunidade, a superintendente de Biodiversidade e Florestas da Semarh, Valdineide Santana, convidou os membros do CBHRSE para a realização de plantio de  espécies nativas que irá ocorrer no próximo dia 20 de junho, no povoado Cajueiros, do município de Areia Branca.

O evento irá coroar o Projeto Preservando Nascentes e Municípios, coordenado pela Semarh. O mesmo contempla ações de restauração florestal, com plantio de mudas de espécies nativas em áreas de preservação permanente; desenvolvimento de atividades de comunicação social e educação ambiental; produção de material educativo e instalação de estações hidrometeorológicas, com o monitoramento da qualidade da água. Abrange áreas dos municípios de Areia Branca, Itaporanga D’ Ajuda São Cristóvão, Malhador, Siriri e Nossa Senhora das Dores.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.