[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 18, no auditório da Adema, a Reunião Extraordinária do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Na pauta, a discussão de propostas apresentadas na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídrico (Semarh) para a criação de Unidade de Conservação, sendo uma sugerida pela Deso e outra pela ONG, de Estância, “Água é Vida”.

Na oportunidade, o representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, Campus de São Cristovão, professor Francisco de Carvalho Nogueira Júnior, apresentou a intenção do IFS em desenvolver ações para a proteção de remanescente de Mata Atlântica pertencentes à instituição de ensino, fazendo a integração com áreas próximas da barragem e de assentamentos.

Na reunião, foram criadas duas comissões para realização de vistoria nas áreas da Barragem do Rio Poxim e de vegetação nativa situada em Estância. A Semarh apresentou os encaminhamentos resultantes da sua participação na última reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, firmando o compromisso com os membros do comitê estadual da reserva para análise do documento Metas de Aichi – Convenção da Diversidade Biológica 2011/2020 e elaboração de contribuição do Estado de Sergipe.

Também na reunião foi elaborado um calendário para as reuniões do colegiado em 2014, tendo-se como prioridade a elaboração do Plano de Ação do Comitê Estadual, contemplando o apoio ao funcionamento do Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), da sede do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco.

Para a superintendente de Biodiversidade e Florestas da Semarh, Valdineide Santana, que representou o secretário Genival Nunes, a reunião foi muito produtiva uma vez que gerou a participação e comprometimento dos membros do colegiado para fortalecer as ações do Comitê Estadual, recepcionando iniciativas sugeridas pelo Poder Público, Iniciativa Privada e Sociedade Civil.

Participaram da reunião representantes da Adema, Incra, Embrapa, Seagri, ICMBio, Fetase, UFS, Semear e as RPPNs de Areia Branca e Pirambu.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.