[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) promoveu na manhã desta sexta, 26, uma reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O encontro aconteceu no auditório anexo da secretaria e contou com a representação de secretários e técnicos da Assistência Social de Sergipe.

Na pauta de discussões, a pactuação do Plano Estadual da capacitação continuada dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o plano de providência de metas de desenvolvimento dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) dos municípios de Areia Branca, Amparo do São Francisco, General Maynard, Nossa Senhora do Socorro, São Miguel do Aleixo e Nossa senhora da Glória.

O plano de pactuação tem o objetivo de promover a formação e a capacitação dos gestores, trabalhadores da rede pública e privada, dirigentes da rede socioaassistencial e conselheiros da assistência social, em caráter permanente e interdisciplinar, visando o aprimoramento da gestão do Suas e a qualificação dos serviços, projetos e benefícios socioassistenciais.

“Enviaremos esse plano de capacitação para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) na próxima semana. O plano é relevante para qualificar a atuação dos gestores, trabalhadores e conselheiros da assistência social, para potencializar o desenvolvimento de competências e atitudes orientadas pelos princípios e diretivas do Suas”, ressaltou a secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva.

O presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social, Valdiosmar Vieira, salientou a importância da realização de oficinas para capacitar os municípios sobre plano de providência de metas de desenvolvimento dos CRAS.”Acho que é fundamental um curso para que os técnicos aprendam a responder o censo do MDS, que abrange o plano de providência”

CIB

A CIB é constituída por representantes indicados pelo órgão gestor estadual da Política de Assistência Social e por gestores municipais indicados pelo Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas), observando os níveis de gestão no Sistema Único de Assistência Social, a representação regional e o porte dos municípios de acordo com o que estabelece a Política Nacional de Assistência Social.

O órgão gestor estadual da Política de Assistência Social indica três representantes titulares e três representantes suplentes, tendo o secretário de Estado da Assistência Social como coordenador da Comissão e também o coordenador da CIB. Já o Coegemas indica seis gestores municipais titulares e seis gestores municipais suplentes. A cada dois anos o Colegiado realiza novas indicações.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.