Comissão de Comércio Exterior de Sergipe se reúne para discutir novas ações
A Comissão de Comércio Exterior de Sergipe, coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), promoveu na última semana uma reunião técnica, no auditório do Terminal Marítimo Inácio Barbosa, para avaliar e discutir estratégias visando o incremento da exportação de produtos oriundos do Estado. Segundo o secretário Jorge Santana, encontros dessa natureza fazem parte do projeto idealizado pela Sedetec com o objetivo de detectar as dificuldades que os empresários sergipanos têm para exportar seus produtos, bem como outros aspectos relacionados à área, como a oportunidade de novos mercados para as empresas locais.
Durante a reunião, foi divulgado o novo portal do projeto e, de acordo com Sudanês Pereira, diretora do Departamento Técnico (DET) da Sedetec, responsável pela coordenação dos trabalhos, algumas iniciativas são prioritárias, a exemplo de uma efetiva política de comunicação. "Nós criamos o Portal do Comércio Exterior com informações sobre a balança comercial do Estado e dicas de exportação para empresários, além de um clipping informativo sobre o tema", afirmou a diretoria.
Também foi apresentada pela gerente executiva do Banco do Nordeste, Leonídia Maria Menezes, as novas linhas de financiamento com juros mais baixos para empresários, a fim de incentivar a exportação em Sergipe. O objetivo do BNB é incrementar a participação das empresas nordestinas no volume de exportações nacional. "O banco vai oferecer R$ 50 milhões em créditos para empresas instaladas em qualquer município da região Nordeste, Norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo", informou.
Já o superintendente do Aeroporto de Aracaju, Fábio Bastos, comunicou que a Infraero está ampliando o espaço para armazenamento de cargas para evitar qualquer problema nesse sentido para os exportadores sergipanos.
A Comissão de Comércio Exterior de Sergipe tem se reunido mensalmente com representantes das diversas instituições que a integram: a FIES, Codise, Terminal Marítimo Inácio Barbosa, Banco do Brasil, Correios, Banco do Nordeste e a Infraero, dentre outras.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]