[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dando continuidade às reuniões preparatórias da 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial/SE), o Governo de Sergipe seguiu, nesta segunda-feira, 19, para a cidade de Cristinápolis e capacitou seis municípios da região sul do estado para a etapa municipal da conferência. Ao longo do treinamento, foi realizada a segunda Conferência Livre da Consocial em Sergipe.

Seguindo o mesmo processo de orientação das outras capacitações já realizadas, a Coordenação Executiva Estadual (CEE) da 1ª Consocial/SE e a Controladoria Geral da União (CGE/SE) esclareceram dúvidas e levaram importantes informações que ajudarão os municípios a executarem com segurança as suas conferências.

Além de Cristinápolis, estiveram presentes representantes dos municípios de Tomar do Geru, Umbaúba, Pedrinhas, Itabaianinha e Arauá. De acordo com o secretário de Controle Interno de Tomar do Geru, Bergson Alves Costa, a reunião preparatória ofereceu um significativo serviço de apoio aos municípios.

“Realizaremos a nossa Consocial em novembro e já estamos divulgando a conferência nas ruas, através de carros de som, faixas, cartazes, além de estarmos trabalhando na mobilização em escolas e outros lugares. O nosso maior esforço é em mostrar à sociedade que todas as propostas levantadas não ficarão apenas no papel, sendo que o povo poderá exercer seu direito de acompanhar a gestão pública”, afirma o secretário.

 2ª Conferência Livre

Além da apresentação do texto-base, regimento interno, e da metodologia que será utilizada durante as conferências municipais, os representantes participaram de uma série de simulações que culminaram na realização da segunda Conferência Livre da Consocial em Sergipe. Semelhante à 1ª Conferência Livre da Consocial/SE que aconteceu na última sexta-feira, 16, em Itabaiana, os participantes foram divididos em grupos de trabalho, separados por eixo temático e elaboraram 10 propostas que serão encaminhadas à etapa Nacional da Conferência.

Uma Conferência Livre complementa as Conferências Municipais e Estaduais, tendo por objetivo principal potencializar a participação da sociedade nas discussões relacionadas à Conferência, podendo ser promovidas por segmentos da sociedade civil, pelos conselhos de políticas públicas e pelo próprio poder público.

De acordo com o presidente da Coordenação Executiva Estadual da 1ª Consocial e secretário adjunto da Controladoria Geral do Estado (CGE), Eujácio José, as equipes organizadoras municipais da conferência devem trabalhar na efetiva mobilização da sociedade civil, estimulando ainda mais a participação social nas questões de interesse público e no combate à corrupção.

 “Neste momento, é preciso que o poder público esteja agregado aos conselhos e a sociedade civil nesta Consocial, para que toda a sociedade esteja preparada para poder desenvolver seu papel cidadão e efetivamente atuar com maior força no seu município, estado e no país. É fazer a democracia acontecer”, declara o presidente da CEE, Eujácio José.

 O secretário de Controle Interno de Cristinápolis, José Wellington Alves de Santana, avalia que a grande dificuldade na execução da etapa municipal será reunir um grande número de participantes da sociedade civil. “Percebendo esta situação e após esta gama de informações deste treinamento, pretendemos adiar a data de realização da nossa conferência para desenvolvermos melhor esta questão da mobilização social e aperfeiçoar todo o processo”, afirmou o secretário.

 O que é Consocial

Fomentar a transparência e o controle social dos gastos públicos. Este é apenas um dos objetivos que a 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social em Sergipe possibilitará à sociedade. Dirigentes públicos, representantes de segmentos organizados da sociedade civil e pessoas em geral dos municípios sergipanos reunindo-se para debater e ações para o fortalecimento da interação entre sociedade e governo, dentre outros fins.

Com o tema ‘A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública’, a 1ª Consocial está sendo realizada através de convocações em três etapas distintas: nacional, estadual e municipal. Sergipe já está a todo vapor com as convocações e realizações de etapas municipais, sendo que Nossa Senhora do Socorro, Estância, Pacatuba e Laranjeiras, estão dentre os primeiros municípios que realizaram a 1ª Consocial da história do Brasil.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.